Adsense

quarta-feira, abril 26, 2006

Conselhos úteis para quem faz dieta

Existem várias maneiras de facilitar a dieta. Algumas destas sugestões requerem o apoio e cooperação dos membros da família, os quais podem até gostar de participar.

Comprando alimentosCompre alimentos após uma refeição, quando é menos provável que tenha fome e seja tentado a comprar impulsivamente.Liste os alimentos que pretende comprar e restrinja-se a eles. Preparando os alimentosEvite fritar os alimentos. Tente assar, grelhar, cozinhar no microondas ou cozer no vapor.

Quando preferir fritar, frite os alimentos com um pouco de óleo em vez de utilizar grandes quantidades de manteiga, óleo ou margarina.

Retire toda a gordura visível da carne e, após a preparação, escorra o excesso de gordura dos assados e guisados. A pele das aves contém muita gordura e deve ser retirada.

Torne os alimentos apetitosos usando ervas aromáticas, especiarias temperos de baixo teor calórico.Como se alimentarCalcule cuidadosamente as suas refeições diárias, na véspera ou logo de manhã. Planeje merendas com baixo teor calórico, bem como cinco refeições ligeiras e bem equilibradas.

Não salte refeições na crença de que isso acelerará a perda de peso. A experiência mostra que isso normalmente conduz a fome excessiva e à "desforra" ao fim do dia.
Desenvolva hábitos alimentares desejáveis. Procure fazer as refeições sempre no mesmo local. Coma sentado à mesa, utilizando faca e garfo.

Corte os seus alimentos em pedaços pequenos e espalhe-os pelo prato. Algumas pessoas acham útil servi-se de um prato menor.

Coma lentamente, mastigando bem cada garfada e engolindo toda a comida que tem na boca antes de colocar mais no garfo.

Controle a vontade de comer. Evite continuar a comer quando já não sente fome.

Consulte sempre um médico e um nutricionista!
Boa Dieta!

terça-feira, abril 25, 2006

Dieta dos 40 dias - Emagreça 8 kgs

1º DIA
CAFÉ DA MANHÃ:- 1 copo (200 ml) de vitamina de leite desnatado, mamão, maça, aveia e mel
LANCHE DA MANHA- ½ copo de iogurte desnatado batido com mamão e suco de laranja
ALMOÇO:- 4 colheres de sopa de purê de batata com carne moída- 1 copo de suco de manga (c/ adoçante)
LANCHE DA TARDE:- 1 copo de iogurte de frutas light (200ml) - 1pão francês sem miolo com requeijão light
JANTAR:- 1 prato fundo de sopa de legumes com carne - 1 taça de gelatina diet
CEIA:- 1 xícara de chá de ervas (c/ adoçante)

2º DIA
CAFÉ DA MANHÃ:- 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado batido com morango e adoçante
LANCHE DA MANHA- 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com hortelã (c/ adoçante)ALMOÇO:- 1 prato fundo de sopa de creme de abobrinha c/ carne- 1 taça de gelatina diet
LANCHE DA TARDE:- 1 copo de leite desnatado batido com abacate - 2 biscoitos de água e sal
JANTAR:- 1 prato fundo de sopa de feijão c/ carne - 1 copo (200 ml) de suco de melão
CEIA:- 1 xícara de chá de maça (c/ adoçante)

3º DIA
CAFÉ DA MANHÃ:- 1 mingau de chocolate ( usar leite desnatado)
LANCHE DA MANHA- 1 copo (200 ml) de suco de melancia (c/ adoçante)
ALMOÇO:- 4 colheres de sopa de purê de cenoura com frango- 1 copo (200 ml de suco de melão (c/ adoçante)
LANCHE DA TARDE:- 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado batido com 1 porção de gelatina diet pronta - 2 biscoitos de fibra
JANTAR:- 1 prato fundo de sopa de carne c/ batata - 1 copo (200 ml) de suco de laranja
CEIA:- 1 xícara de chá de camomila (c/ adoçante)

4º DIA
CAFÉ DA MANHÃ:- 1 copo (200 ml) de vitamina de leite desnatado, mamão, maça e farinha láctea
LANCHE DA MANHA- 1 copo (200 ml) de suco de maracujá (c/ adoçante)
ALMOÇO:- 1 prata de sopa de mandioquinha ao curry- 1 taça de gelatina diet
LANCHE DA TARDE:- 1 prato de mingau de aveia (usar leite desnatado e adoçante) - 1 barra de cereais
JANTAR:- 1 prato fundo de sopa de brócolis com carne - 1 copo (200 ml) de uva (c/ adoçante)CEIA:- 1 xícara de chá de hortelã (c/ adoçante)

5º DIA
CAFÉ DA MANHÃ:- 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 1 bola de sorvete light
LANCHE DA MANHA- 1 copo (200 ml) de suco de caju (c/ adoçante) ALMOÇO:- 4 colheres de sopa de purê de batata com beterraba e carne cozida desfiada- 1 copo de suco de maça (c/ adoçante)
LANCHE DA TARDE:- 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado batido c/ mamão - 2 biscoitos de água e salJANTAR:- 1 prato fundo de sopa batida de lentilhas - 1 taça de gelatina diet
CEIA:- 1 xícara de chá de morango (c/ adoçante)

Repita os cardápios diários, até o fim dos quarenta dias.
Fonte: Dieta Grátis

Dieta das Proteínas do Dr. Atkins

O Método Nutricional Atkins, conhecido popularmente como Dieta de Atkins, é uma dieta em moda, mas controversa, de muita proteína e gordura e pouco carboidrato, popularizada pelo Doutor Robert Atkins (1930-2003) numa série de livros começada por "Dr. Atkins' Diet Revolution"

Atkins recomendava restringir a ingestão de carboidratos para fazer com que o metabolismo do organismo troque o uso de glicose como combustível pela queima de gordura (tanto a gordura armazenada no corpo quanto a da dieta). Esse processo de lipolise começa quando o corpo entra no estado de cetose como conseqüência da falta de carboidratos para usar como combustível. Para as primeiras duas semanas do programa da Dieta de Atkins (chamado Iniciação), o consumo de carboidratos é limitado a 20 gramas por dia, o que significa que as proteínas e gorduras irão, por necessidade, formar a maior parte da dieta. Para evitar problemas de saúde causados por deficiência de vitaminas e minerais durante esse período, os suplementos vitamínicos e minerais são uma parte essencial desta fase da dieta.

Depois do período inicial de duas semanas, a ingestão de carboidratos é aumentada gradualmente até alcançar uma nível no qual o indivíduo seguindo a dieta emagrece mais devagar e pode reduzir, ou eliminar, os suplementos alimentares. Quando o peso desejado for alcançado, os níveis de carboidratos são, mais uma vez, aumentados gradualmente até que o peso do indivíduo fique estável. Cada um desses níveis de ingestão de carboidratos varia de pessoa para pessoa. O doutor Atkins argumentava que muitas desordens alimentares são resultado da secreção excessiva de insulina, a qual causaria desejos de comer e níveis instáveis de açúcar no sangue. Atkins sustentava que sua dieta estabilizava os níveis de açúcar e insulina no sangue, eliminado assim a ansiedade de comer e geralmente reduzindo o apetite.

Pontos de visa a favor da Dieta de Atkins

Proponentes da Dieta de Atkins mencionam que as dietas de pouco-carboidrato têm sido objeto de debates acalorados nos círculos médicos por três décadas, mas ainda são "conhecimento maldito", tanto que, até recentemente, nenhum estudo sério foi feito sobre elas. Eles dizem que uns poucos projetos de pesquisa, assim como um grande número de evidências, têm mostrado que tais dietas ajudam o paciente a perder peso.Um estudo feito pelo "Weight and Eating Disorders Program", na University of Pennsylvania, relatou em Maio de 2003 que a Dieta de Atkins elevou os níveis de HDL (ou "bom" colesterol) numa média de 11% e reduziu a quantidade de triglicerídeos na corrente sangüínea em 17%. No estudo, o nível do colesterol HDL dos indivíduos que seguiram uma dieta convencional aumentou somente 1,6% enquanto os níveis de triglicerídeos não melhoraram significativamente. A perda de peso também foi estatisticamente maior nos que seguiram a Dieta de Atkins depois de três e seis meses comparados com os indivíduos que seguiram uma dieta convencional (porém essa diferença não continuou estatisticamente significante depois de um ano). O estudo acompanhou as dietas de 63 homens e mulheres obesas. (veja New Scientist, 21de Maio de 2003). Dois outros estudos em larga escala estão planejados, sendo um financiado pelo fundação sem fins lucrativos Atkins.

Críticas à Dieta de Atkins

A Dieta de Atkins tem sido geralmente considerada, pela maioria dos especialistas em medicina e nutrição, como infundada e até mesmo charlatona. Os oponentes dizem que a perda de peso inicial que acontece ao seguir a Dieta de Atkins é um fenômeno comum à maioria das dietas, e se dá em virtude da redução do glicogênio e água acumulados nos músculos, e não por perda de gordura. Eles afirmam que não foi revelada nenhuma evidência que qualquer dieta cause emagrecimento a menos que reduza a ingestão de calorias a níveis menores que os gastos. Relatórios também têm indicado que os sucessos na perda de peso ao seguir a Dieta de Atkins são o resultado de menos calorias serem ingeridas, e não por causa da falta de carboidratos. Dr. Robert Eckel, da American Heart Association, afirma que as dietas de muita proteína e pouco carboidrato colocam pessoas sob o risco de enfermidades cardíacas.Outro argumento é que muitos países cuja dieta tradicional é rica em carboidratos e com pouca gordura (por exemplo o Japão), têm taxas de obesidade significativamente menores. Isso parece contradizer diretamente as afirmações do Doutor Atkins.

Importante saber:

Esta dieta, por depor dos açúcares existentes em nosso cardápio, tira-nos as principais fontes de energia, que são as massas e cereais, desta forma, obriga o organismo a gastar de qualquer jeito as suas reservas. Se associado a uma atividade física regular de ganho de massa muscular, como a musculação, o efeito será formidável, você trocará a flacidez por músculos.

Nesta dieta está liberado o consumo de carne a vontade, de forma que você pode entrar em uma churrascaria e comer o quanto quiser. Por outro lado é perminentemente proibido o consumo de doces, massas e grãos.

É comprovado que o aumento do consumo de proteínas (carnes) diminui a fome, pois causa aumento na sensação de saciedade.Aviso: A dieta das proteínas deve ser acompanhada por um especialista, pois, devido ao corte de diversos alimentos importantes, acontecem deficiências significativas na nutrição, que precisam obrigatoriamente, serem repostas, para que não haja conseqüencias na saúde, bem como, no sistema imunológico.

Importantíssimo: Quem faz esta dieta, deve tomar no mínimo 10 Copos de água bem distribuídos no decorrer do dia, (isto deve ser seguido à risca), senão haverá uma sobrecarga renal, que acarretará em problemas como cálculos e outros.

Dieta Hipoglicídica (Das Proteínas)

TABELA BÁSICA:

Liberado:· Frios· Queijos (Qualquer tipo)· Coalhada ou Iogurte Natural· Chás de ervas· Gelatina Diet· Carnes (Aves, Peixes e Carne Bovina)· Verduras· Frutas (esceto Caqui, Banana, Cereja ou Fruta do Conde)· Refrigerante Dietético

Proibido:· Mel· Açúcar e Doces em Geral· Pães, Biscoitos, Farinhas, Bolos, Massas em Geral· Grãos (Arroz, Feijão, etc)· Batata, Batata-doce, Aipim, Cenoura, Beterraba, Inhame

Fontes: Dieta Grátis.
Tradução: © 2004, Hélio Augusto Ferreira Fontes

domingo, abril 23, 2006

Dicas para reduzir a barriga

Uma alimentação saudável é ideal para manter a forma e até perder aquela barriginha indesejável.
EVITE: · Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha. · Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados. Alimentos que favorecem uma barriga retinha:· As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições). · Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino).

Dicas para diminuir o volume da barriga·
Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a gordura localizada;· As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;· Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia) · Pratique atividade física - além de queimar calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com freqüência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal);· Fracione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia. · Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.· Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha. · Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.

Evite o consumo excessivo de sal, exemplos - Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos( lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).· Aumente o consumo de alimentos diuréticos - erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas ( gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.
· Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose. · Atenção a alguns adoçantes - alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.· Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).· Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

Crédito: Texto copyright © 2003 por Dra. Daniely Catharino
Dra. Daniely Catharino é Nutricionista, especialista em Nutrição Desportiva. Atua em nutrição clinica, estética e esportiva desde1996. É também responsável pela coordenação de acompanhamento nutricional em várias modalidades do esporte. Nutricionista da Equipe de futebol do Esporte Clube União São João de Araras durante o campeonato paulista de 2000. Trabalha com orientação nutricional personalizada em consultórios e grande academias de Guarulhos e São Paulo.
e-mail: danielytc@hotmail.com / danielytc@ig.com.br

Dieta do Macarrão

A quantidade correta de carboidratos faz o seu organismo queimar gordura de forma mais eficiente.

LISTA DE COMPRAS:.....Veja o que você vai precisar comprar no supermercado e na feira para fazer a dieta durante um mês:· Abobrinha - 4 unid. · Agrião - 2 maços · Água-de-coco - 4 caixinhas · Alface - 2 maços · Alface americana - 2 maços · Atum em águaela: 4 latas / ele: 6 latas · Aveia - 1 caixa · Banana - 4 unid. · Barra de cereal - 4 unid. · Biscoito água e sal - 1 pacote · Biscoito tipo maisena - 1 pacote · Bolo pronto - 1 pacote (só para ele) · Broto de feijão - 1 pacote · Cabelo-de-anjo - 1 pacote · Carne moídaela: 1/2 kg / ele: 750 g · Cenoura - 4 unid. · Chá - 1 caixa · Chá diet - 4 latas · Cogumelo - 1 lata · Couve-flor - 1 unid. · Cream cheese light - 1 pote · Ervilha - 1 lata · Esfiha aberta de carne - 4 unid. · Espaguete - 1 pacote · Extrato de tomate - 4 latas · Farfalle - 1 pacote · Figo - 4 unid. · Filé de frangoela: 400 g / ele: 600 g · Filé de peixeela: 400 g / ele: 600 g · Geléia diet - 1 pote · Iogurte desnatado - 16 potes · Iogurte light - 4 potes · Kani-kama - 1 pacote · Kiwi - 4 unid. · Laranja - 8 unid. (só para ele) · Leite desnatado - 4 caixas · Limão - 1 dúzia · Maçã - 4 unid. · Macarrão parafuso - 1 pacote · Mamão - 1 unid. (só para ele) · Mexerica - 8 unid. · Morango - 1 caixa · Mussarela de búfalaela: 200g / ele: 300g · Nhoque de batataela: 750 g / ele: 1 kg · Palmito - 1 lata · Pão integral - 1 pacote · Peito de peru - 200 g · Penne - 1 pacote · Pepino - 2 unid. · Pimentão - 2 unid. · Presunto - 200 g · Queijo branco - 1 pedaço · Queijo cottage - 1 pedaço · Queijo parmesão raladoela: 2 pacotes / ele: 3 pacotes · Rúcula - 2 maços · Suco concentrado - 1 garrafa · Talharim - 1 pacote · Tomate - 1 kg · Tomate seco - 200 g · Tomate-cereja - 1 pacote · Torrada grande - 1 pacote (só para ele) · Vagem - 1 pacote

APRENDA A FAZER MOLHOS DE MASSA LIGHT

....O tipo de molho é o que torna o macarrão gordo ou magro. A dica e preferir versões à base de tomate fresco incrementadas com manjericão, alcaparra ou salsinha, que dão sabor especial sem acrescentar calorias. E mesmo quem não tem prática na cozinha vai achar fácil fazer as receitas básicas indicadas nesta dieta:Molho de abobrinha ou brócolis refogado: cozinhe o vegetal e refogue-o com 1 col. (café) de margarina light ou de óleo e frite a cebola e o alho até dourar. Desligue o fogo e misture tudo. Acrescente o macarrão e mexa novamente. Alho e óleo ou margarina light e alho: frite o alho na margarina ou no óleo até dourar. Depois junte o macarrão. Molho à bolonhesa: tempere e frite a carne moída. Ponha o extrato de tomate, mexa e adicione um pouco de água. Espere ferver e junte o macarrão. Molho ao sugo: refogue o tomate com a cebola, o alho e o pimentão. Despeje sobre a massa. Molho branco: 1 copo de leite, 1 col. (sopa) de maisena e 1 col. (sobrem.) de margarina. Misture a maisena no leite frio e leve ao fogo até engrossar. Adicione a margarina e espere derreter. Ponha no macarrão.

Dieta do Macarrão

CAFÉ DA MANHÃ (Ela: 240 kcal / Ele: 360 kcal)

Opção 1· 1 xíc. de chá· 1/2 pão francês com 1 fatia de queijo cottage· 1/2 figoPara o homem: tudo o que está listado acima e mais 1 copo de suco
Opção 2· 1 copo de suco · 1 banana-maçã amassada com · 2 col. (sopa) de aveia Para o homem: + 1 xíc. (chá) de leite desnatado batido com 1 fatia de mamão
Opção 3· 1 copo de iogurte desnatado · 1 fatia de pão integral com geléia diet Para o homem: + 1 fatia de bolo
Opção 4· 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café · 4 bolachas água e sal Para o homem: + 1 torrada grande com 1 col. (café) de manteiga
Opção 5· 1 copo de iogurte desnatado batido com 4 morangos · 1 fatia de pão integral com 1 col. (sobrem.) de cream cheese light Para o homem: + 1 fatia de bolo

LANCHE DA MANHÃ (Ela: 100 kcal / Ele: 180 kcal)

Opção 1· 1 iogurte desnatado · 1 kiwi Para o homem: + 1 fatia de queijo branco
Opção 2· 1 lata de chá diet · 4 bolachas água e sal Para o homem: + 1 copo de suco
Opção 3· 1 copo de iogurte desnatado · 1 maçã Para o homem: + 1 mexerica
Opção 4· 1 copo de leite desnatado batido com · 1 fatia de mamão Para o homem: + 1 laranja
Opção 5· 1 copo de suco e 1 barra de cereal Para o homem: + 1 mexerica
Para o homem: + 1 fatia de bolo

ALMOÇO (Ela: 360 kcal / Ele: 540 kcal)

Opção 1· Salada feita com 1 prato (sobrem.) de alface americana + 4 tomates-cereja + 2 escumadeiras cheias de penne com 2 col. (sobrem.) de molho branco e 1 col. (sopa) de presunto cortado em cubos Para o homem: + 1 escumadeira de penne + 2 col. (sopa) de molho branco
Opção 2· Salada de 1 prato (sobrem.) de folhas de rúcula, 1 palmito com tiras de pimentão temperado com limão e sal + 2 pegadores de talharim ao alho e óleo com 1/2 lata de conserva de atum em água Para o homem: + 1 pegador de talharim e 1/2 lata de atum
Opção 3· Salada de 1 prato (sobrem.) de agrião com 1 pires (chá) de vagem temperada com limão e sal + 2 pegadores de espaguete com 3 col. (sopa) de molho ao sugo e 2 col. (sopa) de tirinhas de frango grelhado Para o homem: + 1 pegador de espaguete e 1 col. (sopa) de molho ao sugo e 1 col. (sopa) de frango grelhado em tiras
Opção 4· Salada de 1 prato (sobrem.) de alface com 1/2 tomate e rodelas de cebola temperada com limão e sal + 2 escumadeiras de nhoque de batata com 2 col. (sopa) de molho à bolonhesa Para o homem: + 1 escumadeira média de nhoque e 1 col. (sopa) de molho à bolonhesa
Opção 5· Salada feita com 1 prato (sobrem.) de alface com 1/4 de pepino cortado em rodelas + 1 fatia de queijo branco cortada em cubos + 2 pegadores de macarrão tipo cabelo-de-anjo na margarina light e alho com 1 col. (sobrem.) de queijo parmesão ralado Para o homem: + 1 pegador de macarrão tipo cabelo-de-anjo e 1/2 col. (sopa) de queijo parmesão ralado

LANCHE DA TARDE (Ela: 120 kcal / Ele: 180 kcal)

Opção 1· 1 fatia de pão integral com 1 col. (sobrem.) de geléia diet · 1 copo de suco Para o homem: + 1 fatia de queijo branco
Opção 2· 1 copo de iogurte light · 2 torradas grandes Para o homem: + 1 laranja
Opção 3· 1 esfiha aberta de carne · 1 copo de suco Para o homem: + 1 mexerica
Opção 4· 3 biscoitos tipo maisena · 1 caixinha de água-de-coco Para o homem: + 1 fatia de queijo branco
Opção 5· 1 fatia fina de bolo · 1 xíc. de chá Para o homem: + 1 copo de suco

JANTAR (Ela: 360 kcal / Ele: 540 kcal)

Opção 1· Salada de 1 prato (sobrem.) de rúcula com 1 col. (sopa) de cogumelo e 1 palmito + 2 escumadeiras de espaguete com 1/2 xíc. (chá) de brócolis refogado e 1 col. (sobrem.) de queijo parmesão ralado Para o homem: + 1 1/2 escumadeira de espaguete e · 1 col. (sobrem.) de queijo parmesão ralado
Opção 2· Salada de 1 prato (sobrem.) de broto de feijão com 2 tomates secos e 1 nó peq. de mussarela de búfala + 2 escumadeiras cheias de macarrão parafuso com 3 col. (sopa) de molho ao sugo Para o homem: + 1 nó de mussarela de búfala, 1 1/2 escumadeira de macarrão parafuso e 2 col. (sopa) de molho ao sugo
Opção 3· Salada de 1 prato (sobrem.) de alface americana com 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 3 kani kama temperada com limão e sal + 2 escumadeiras de farfalle com 1/2 abobrinha refogada e 1 col. (sobrem.) de queijo parmesão ralado Para o homem: + 2 escumadeiras de farfalle com abobrinha e 1/2 col.(sobrem.) de queijo parmesão ralado
Opção 4· Salada de 1 prato (sobrem.) de rúcula com 2 tomates secos + 1 1/2 escumadeira de penne ao alho e óleo com 1/2 cenoura e 2 floretes de couve-flor cozidos + 1/2 filé de peixe grelhado Para o homem: + 1 1/2 escumadeira de penne e 1/2 filé de peixe grelhado
Opção 5· Salada de 1 prato (sobrem.) de agrião com 1/2 tomate + 2 escumadeiras de talharim com 2 col. (sopa) de molho branco, 1 col. (sopa) de ervilha e 1 col. de (sopa) de peito de peru cortado em cubos Para o homem: + 1 escumadeira de talharim e · 1 col. (sopa) de molho branco

sexta-feira, abril 21, 2006

Dieta Anti-Rugas

Ao Acordar:

01 Copo d’água.

Café da Manhã:

Omelete c/ 03 claras e 01 gema e/ou 01 Pedaço de Salmão Grelhado (Nada frito)
½ Xícara de Mingau de Aveia (Sem ser preparo instantâneo)
01 Fatia de Melão e ¼ de Xic. De Framboesa, cereja ou morango
01 Copo de Água Mineral

Almoço:

DE 115 a 230 Gramas de Salmão grelhado ou Atum em lata sem óleo ou sal
02 Xícaras de alface romana temperada com 01 colher de azeite e limão
01 Fatia de melão e ¼ de xícara de frutas vermelhas frescas.
01 Copo de Água.

Lanche da Tarde:

60 Gramas de peito de frango
04 Avelãs
½ Maçã Verde
Água

Jantar:

115 a 230 Gramas de Salmão Grelhado
02 Xícaras de Alface Romana temp. com azeite e limão
01 Xícara de Aspargos, Brócolis ou espinafre cozidos com azeite
01 Fatia de melão e ¼ de xícara de frutas vermelhas frescas
Água

Ceia:

60 Gramas de Peito de Frango ou Peru sem sal
½ Pêra ou ½ maçã verde
03 a 04 amêndoas ou avelãs
Água

Dieta para ganho de massa muscular e diminuição da celulite

Você não é obrigada a viver com celulite. Basta se esforçar e manter hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação correta e não esquecer de beber sempre bastante água...
PRATIQUE EXERCÍCIOS - A atividade física facilita a passagem do sangue (a má circulação é um dos principais fatores que desencadeiam a celulite), diminui o estresse (a adrenalina em excesso funciona como uma toxina e piora o problema) e ainda pode ajudar a perder os quilinhos extras, reduzindo a gordura das células. O ideal é caminhar durante 40 minutos, quatro vezes por semana.
COMA CORRETAMENTE - Em outras palavras, evite doces, frituras, alimentos gordurosos e com conservantes, como embutidos, enlatados e refrigerantes.
BEBA SEMPRE MUITA ÁGUA - Quanto mais água você ingere, menos líquido retém e, daí, adeus inchaço. Agora, elaboramos essa dieta rica em frutas e pobre em gorduras para você começar a se livrar da celulite. Criamos 5 opções para as 5 principais refeições, alterne de acordo com sua preferência e disponibilidade. Sinta-se livre para substituir os alimentos, desde que você não extrapole as 1200 calorias diárias, dando preferência às frutas, legumes e verduras. E aproveite para mudar de uma vez por todas sua alimentação, incluindo a prática de exercícios físicos a sua rotina diária.
CAFÉ DA MANHÃ:Opção 1: 150 calorias1 xíc. de café com leite desnatado + 1/2 fatia de pão de glúten com geléia diet + 1 fatia fina de melão
Opção 2: 150 calorias 1/2 copo de leite batido com morango + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de requeijão light
Opção 3: 200 calorias 1 pote de salada de frutas (feita com maçã, pêra, laranja, mamão e melão) coberto com 1/2 copo de iogurte desnatado
Opção 4: 150 calorias 1 fatia de pão de centeio + 1 fatia de queijo branco magro + 1 copo de limonada
Opção 5: 200 calorias 1 prato (sobrem.) de mamão, uva, figo seco e pêra picados
ALMOÇO: 1ª. Opção: 343 calorias - 60 g ou 3 c. sopa de arroz (de preferência integral), 2 filés de frango(100g), 2 colheres de sopa de ervilha seca(40g), 1 tomate maduro(100g). 2ª. Opção: 339 calorias - 1 xíc. de chá de macarão (100g), 2 fatias de alcatra assada (100g), 1 folha de alface. 3ª. Opção: 383 calorias- 1 batata inglesa (100g), 1 filé de peito de frango s/ pele (100), 2 c. de sopa de feijão jalo (50g), 1 pires de brócolis (80g).4ª. Opção: 300 calorias- 1 prato (sobrem.) de repolho ralado com 1 col. (sopa) de uva passa + 1 filé grande assado com rodelas de tomate + 2 col. (sopa) de arroz com ervilha + 1 pêra em calda.5ª. Opção: 300 calorias- 1 prato de agrião + 1 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 2 col. (sopa) de carne moída + 1 prato (sobrem.) de cenoura com abobrinha refogadas + 1 laranja
JANTAR: 1ª. Opção: 164 calorias - 1 pires de chá de brócoles (80 g), 2 c. de sopa de carne de soja (40 g), 2 c. de soja de arroz integral (40 g), 1 pedaço de carne- de -sol (25 g).2ª. Opção: 161 calorias - 1 pires de chá de vagem (100 g), 1 tomate (100 g ), 1 filé de frango grelhado ( 50 g ), 2 c. de sopa de arroz cozido (40 g ).3ª. Opção: 158 calorias - 1/2 pires de chá de aipim cozido ( 50 g ), 1 fatias de alcatra grelhada (50 g ), 2 folhas de alface (20 g ). 4ª. Opção: 200 calorias - 1 prato (sobrem.) de repolho ralado com 1 col. (sopa) de uva passa + 1 filé grande assado com rodelas de tomate + 2 col. (sopa) de arroz com ervilha + 1 pêra em calda.5ª. Opção: 200 calorias - 1 pote de salada de frutas (feita com maçã, pêra, laranja,mamão e melão) coberto com 1/2 copo de iogurte desnatado.5ª. Opção: 200 calorias - 1 prato (sobrem.) de laranja, pêssego e maçã picados com 2 col. (sopa) de granola.
LANCHE DA MANHÃ Opção 1: 150 calorias - 1/2 copo de suco de laranja com cenoura + 2 biscoitos integraisOpção 2: 100 calorias - 1/2 prato (sobrem.) de abacaxi, morango e nozes picadosOpção 3: 75 calorias - 1/2 barra de cereal + 1/2 copo de suco de maracujáOpção 4: 100 calorias - 1 pote de iogurte desnatado com adoçanteOpção 5: 150 calorias - 1 copo de leite desnatado com 1 col. (sopa) de aveia + 1 maçã.
LANCHE DA TARDE Opção 1: 150 calorias - 1 copo de leite desnatado com 1 col. (sopa) de aveia + 1 maçã
Opção 2: 150 calorias - 1 pote de iogurte desnatado + 3 damascosOpção 3: 150 calorias - 1 fatia de pão de centeio + 1 fatia de queijo branco magro + 1 copo de limonada
Opção 4: 150 calorias - 1/2 xíc. (chá) de cereal de milho sem açúcar com 3/4 de xíc. (chá) de leite desnatado e 1/2 banana-prata
Opção 5: 150 calorias - 1/2 copo de leite batido com morango + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de requeijão light

Dieta à prova de mau humor

Importante saber:

Quem nunca interrompeu uma dieta depois de ser tomada por um mal humor daqueles, de fazer brigar com a primeira que passa pela frente? Toda essa irritação tem dois motivos: quando o regime é de fome, rígido demais e cheio de privações, qualquer pessoa fica de cara virada. A outra razão é eliminar os carboidratos do cardápio. Passar longe dos pães, massa e arroz para emagrecer rapidinho acaba interferindo na química do cérebro e provocando a queda da taxa de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.Está comprovado por pesquisas que são justamente os carboidratos os responsáveis pelo nosso bom humor. Além de fontes de energia, que se traduz no nosso corpo em forma de pique, eles são fundamentais para manter estável (e elevar) os níveis de serotonina.Conclusão: quando abolimos o pãozinho ou mesmo o chocolate, irritação e cansaço à vista.Para evitar que você caia nessa cilada e, como conseqüência, abandone o seu projeto curvas, foi elaborado um cardápio delicioso de 1200 calorias, com direito a cachorro-quente e bom-bom, que você nem vai perceber que está de dieta. Com ele, dá para emagrecer até 4 kg por mês sem ficar de cara amarrada - pelo contrário, você vai rir à toa.

Dieta à prova de mau humor
Café da manhã:Opção 13 biscoitos de aveia e mel1 xíc. (chá) de capuccinoOpção 21 fatia de bolo de banana1 xíc. (chá) de café com leite desnatadoOpção 3:½ pão sírio de gergelim torrado1 col. (sobremesa) de cream cheese light1 copo (200 ml) de suco de maçã de caixinhaOpção4:1 copo de iogurte desnatado com 1 bananapicada, 1 col. (sopa) de aveia em flocos e melOpção 5:1 pão francês na chapa com margarina light1 iogurt desnatado batido com morangoopção 6:1 fatia de pão de milho1 fatia de presunto1 fatia de queijo de coalho ou queijo branco1 fatia de melão 1 xíc. (chá) de chá cítricoopção 7:1 muffin pequeno1 xíc. (chá) de leite desnatado com achocolatado light
lanche:
opção 1:1 copo (250 ml) de leite desnatado batido com maçã, mel e canelaopção 2:1 banana assada (pode ser no microondas) com1 col. (chá) de melopção 3:1 Danoninhoopção 4:1 polenguinho lightopção 5:1 sonho de valsaopção 6:1 xíc. (chá de capuccinoopção 7:4 biskuitopção 8:1 sonho de valsaopção 9:1 copo de iogurte batido com gelatina dietopção 10:1 taça de gelatina diet com pedaços de pêssego em caldaopção 11:2 cookies de baunilha com gotas de chocolate
almoço:
opção 1:1 quadrado médio de lasanha à bolonhesa ½ prato de salada de folhas verdes com abacaxi em cubos e uva passaopção 2:3 col. (sopa) de refogado de frango cozido com tomate e milho ou 1 peito de frango assado com rolelas de tomate e orégano 2 col. (sopa) arroz c/ ervilha 3 col. (sopa) de salada de repolho, uva passa e maça em cima de 3 folhas de alface americanaopção 3:1 posta de salmão ou atum grelhado com alcaparras 3 rodelas de batata assada com tomilho ½ prato de ervilha torta refogadaopção 4:3 col. (sopa) de carne moída refogada 3 col. (sopa) de purê de cará ou mandioquinha 1/3 de prato de cenoura, abobrinha, couve-flor e brócolis refogadosopção 5:1 sobrecoxa de frango média assada com molho de laranja 2 col. (sopa) de arroz integral com passas 3 col. (sopa) de abobrinha e cenouraopção 6:4 charutos de repolho 2 col. (sopa) de arroz com lentilha ½ prato de salada de alface, tomate, pepino e ricotaopção 7:2 col. (sopa) de arroz com espinafre ½ concha de feijão 1 hambúrguer de carne (assado) com molho de tomate ½ prato de salada de alface, agrião, pepino e cenoura
jantar:
opção 1:1 prato de sopa de feijão com legumes 2 torradasopção 2:1 sanduíche de rosbife com queijo e tomate 1 prato (sobremesa) de salada de folhas com fatias de maçãopção 3:4 almôndegas de carne ao sugo 2 pedaços de mandioca cozida 3 col. (sopa) de vagem e cenouraopção 4:1 filé de peixe com molho de camarão 2 col. (sopa) de arroz com açafrão 4 col. (sopa) de panaché de legumesopção 5:6 torradinhas com carpaccio 1 bola (média) de mussarela de búfala 1 porção de cogumelos ou fundos de alcachofra 1 tulipa de chopeopção 6:1 espetinho de frango com pimentão, cebola e abacaxi 2 col. (sopa) de arroz integral ½ prato de alho-poró com aspargosopção 7:1 cachorro-quente com 1 salsicha, 2 col. (sopa) de vinagrete, 2 col. (sopa) de batata palha, 2 col. (sopa) de milho e um pouco de ketchup e mostarda.

Dieta à base de frutas e verduras

Importante Saber:
Tanto as frutas como as verduras foram segundo o Velho Testamento, os primeiros alimentos que se serviram ao homem. Devem ser incluídas diariamente nos cardápios , pois tem um alto valor vitamínico, mineral , e são de fácil digestão.Porque não necessitam de preparação culinária no caso das frutas e de pouca preparação no caso de algumas verduras, possuem um alto valor nutricional. As dietas vegetarianas exploram essas qualidades mas também são utilizadas para dietas de perda de peso. Abaixo você encontrara três cardápios que serão feitos por três dias e que com certeza eliminará aqueles quilinhos extras indesejáveis, com muita saúde é claro.Dieta á Base de Frutas e Verduras

PRIMEIRO DIA:Manhã: salada de frutas; torradas de pão integral, manteiga ou margarina, manteiga ou geléia.Meio-dia: sanduíches de queijo, saladas variadas, iorgute com frutasNoite: torta de feijão branco, cebolas, aipo, batata, alho; purê de tomate e ervas finas; brócolis.Pudim.Torta de feijão:Ingredientes:200g de feijão branco ou outro tipo; 2 cenouras, 1 folha de louro, um pouquinho de aipo, 1 cebola media, 400g de batatas cozidas com água, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de óleo, 200 ml de caldo de legumes ou de água, 2 colheres de sopa de tomate concentrado e um maço de tomilhos e louro.Lave os feijões e deixe de molho durante uma noite. No dia seguinte, jogue fora a água do molho , cubra de água, adicione a folha de louro. Deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos .Pique os legumes ,amasse o alho. Coloque numa frigideira com o óleo. Deixe cozinhar lentamente durante alguns minutos ate que comecem a ficar macios.Adicione o tomate concentrado, os feijões escorridos, o caldo e as ervas. Misture bem. Disponha a mistura num refratário untado e guarneça as batatas picadas. Coloque um pouco de margarina por cima. Asse a 210 graus Celsius durante 30 minutos.

SEGUNDO DIA:Manhã: suco de laranja, iorgute desnatado.Meio-dia: sopa de tomates, batatas coradas, salada de beterraba, maçãs picadas, agrião, molho á vinagrete.Noite: macarrão, molho de cogumelos, salada de alface, pepino, rabanete e cebolas pequenas ; torta de maça.Macarrão com cogumelos:Ingredientes:400 g de macarrão de trigo integral, 60g de manteiga ou margarina , 2 colheres de sopa de óleo, 450g de cogumelos, 2 colheres de sopa de salsa picada, 60 g de queijo.Cozinhe a massa em água e sal durante 8 a 10 minutos . Pique os cogumelos e frite na manteiga ou margarina durante 8 minutos. Adicione a salsa. Escorra a massa, acrescente o molho. Salpique o queijo ralado.

TERCEIRO DIA:Manhã: suco de uva.Meio-dia: salada de feijões -manteiga, com óleo de girassol, suco de limão, salsa, pimenta e sal. Pão integral, manteiga ou margarina; queijo e uvasNoite: couve-flor, alho porro, omelete, batatas coradas e salpicadas com salsinha; damascos.

Dieta da Bíblia

Alguns princípios básicos das Leis Dietéticas devem ser observados:

1 - As carnes ingeridas devem ser somente de animais ruminantes com casco dividido em dois e unha fendida (por exemplo: boi, ovelha, carneiro, cabra).2 - A carne de porco é proibida assim como outros animais que não ruminam.3 - A ingestão de sangue de animais é proibido, portanto as carnes não podem ser consumidas cruas ou mal passadas, devem ser muito bem cozidas assadas ou grelhadas.4 - O leite e seus derivados (queijo, coalhada, creme de leite, etc.) são permitidos, mas nunca podem ser ingeridos na mesma refeição com os derivados da carne, (por exemplo não pode filé a parmegiana, strogonoff, etc). Ou seja os derivados do leite e da carne devem ser consumidos em refeições separadas.5 - As aves são permitidas bem como seus ovos, desde que não estejam fecundados.6 - Frutos do Mar (por exemplo: camarão, marisco, lagosta,ostra, etc.) são proibidos.7 - Os peixes com escamas são permitidos (por exemplo: pescada, sardinha, tainha, etc...)8 - Os peixes sem escamas são proibidos (por exemplo: cação,pintado atum e etc.)

LEVÍTICO 11.1-47 / DEUTERONÔMIO 14,3-21A DIETA PARA EMAGRECIMENTO ABAIXO DESCRITA, TEM A DURAÇÃO DE 11 DIAS E TODOS SEU ALIMENTOS CONSTAM NA BÍBLIA.TRATA-SE DE UM TRABALHO DE PESQUISA EXCLUSIVA DO DR. EDSON RAMUTH, SUPERVISOR MÉDICO DA REDE EMAGRECENTRO.Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo"Epistola de Paulo aos Romanos : 14:20

INICIAR NA SEGUNDA-FEIRA 1º E 8º DIA: ( 2ª feira )MANHÃ - 1 fatia de pão de centeio / 1 xícara de iogurteALMOÇO - 1 filé de peixe / um prato de salada de pepino com cebolaLANCHE - 1 fatia de melãoJANTAR - 1 prato de sopa de lentilha2º E 9º DIA: (3º feira)MANHÃ - 1 fatia de pão de centeio / 1 xícara de leiteALMOÇO- 1 bife médio de carne / 1 pepino grande crúLANCHE - 1 maçãJANTAR - 1 prato de Fava (vagem) cozida / 1 ovo cozido3º e 10º DIA:(4ª feira)MANHÃ - 1 copo de suco de melão / 2 fatias de queijoALMOÇO -1 filé de peito de ave /1 prato de salada de pepino com cebolaLANCHE - 5 ameixas pretaJANTAR - 1 ovo cozido / 1 prato de lentilha cozida4º e 11º DIA ( 5ª feira )MANHÃ - 1 fatia de pão de centeio / 1 xícara de e leiteALMOÇO 1 bife médio de carne / 1 prato de Fava (vagem) cozidoLANCHE - 1 cacho de uvasJANTAR - 1 prato de sopa de lentilha5º DIA ( 6ª feira )MANHÃ - 1 fatia de pão de centeio / 1 xícara de iogurteALMOÇO 1 filé de peito de ave / um prato de salada de pepino com cebolaLANCHE - 1 maçã / 10 amêndoas / 10 azeitonasJANTAR - JEJUM, somente ingerir água6º DIA: ( Sabado )MANHÃ - JEJUM, somente ingerir águaALMOÇO JEJUM, somente ingerir águaLANCHE - JEJUM, somente ingerir águaJANTAR - JEJUM, somente ingeir água7º DIA: ( Domingo )MANHÃ - 1 copo de suco de melão / 2 fatias de queijoALMOÇO 1 filé de peixe grelhado / 1 prato de lentilha cozidaLANCHE - 5 ameixas pretasJANTAR - 1 ovo cozido / 1 prato de Fava (vagem) cozidaSomente deve ser feita 1 vez por mês.No dia do jejum, caso você esteja tomando alguma medicação para emagrecer não a tome neste dia, nem pratique exercícios físicos.Caso queira ingerir alguma bebida alcoólica só é permitido o vinho e em pequena quantidade.Caso queira adoçar alguma bebida use somente o mel.Para temperar a salada é permitido sal, vinagre e azeite de oliva em pequena quantidade.Ingerir água antes, durante e após as refeições ou quando estiver com fome.

Procure sempre um acompanhamento médico para emagrecer
Você pode copiar as dietas em seu computador e Editar/Imprimir para uma leitura melhor.

quarta-feira, abril 19, 2006

Dieta Contra a Celulite

Você não é obrigada a viver com celulite. Basta se esforçar e manter hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação correta e não esquecer de beber sempre bastante água... PRATIQUE EXERCÍCIOS - A atividade física facilita a passagem do sangue (a má circulação é um dos principais fatores que desencadeiam a celulite), diminui o estresse (a adrenalina em excesso funciona como uma toxina e piora o problema) e ainda pode ajudar a perder os quilinhos extras, reduzindo a gordura das células. O ideal é caminhar durante 40 minutos, quatro vezes por semana. COMA CORRETAMENTE - Em outras palavras, evite doces, frituras, alimentos gordurosos e com conservantes, como embutidos, enlatados e refrigerantes. BEBA SEMPRE MUITA ÁGUA - Quanto mais água você ingere, menos líquido retém e, daí, adeus inchaço. Agora, elaboramos essa dieta rica em frutas e pobre em gorduras para você começar a se livrar da celulite.

Criamos 5 opções para as 5 principais refeições, alterne de acordo com sua preferência e disponibilidade. Sinta-se livre para substituir os alimentos, desde que você não extrapole as 1200 calorias diárias, dando preferência às frutas, legumes e verduras. E aproveite para mudar de uma vez por todas sua alimentação, incluindo a prática de exercícios físicos a sua rotina diária.

CAFÉ DA MANHÃ:Opção 1: 150 calorias1 xíc. de café com leite desnatado + 1/2 fatia de pão de glúten com geléia diet + 1 fatia fina de melão
Opção 2: 150 calorias 1/2 copo de leite batido com morango + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de requeijão light
Opção 3: 200 calorias 1 pote de salada de frutas (feita com maçã, pêra, laranja, mamão e melão) coberto com 1/2 copo de iogurte desnatado
Opção 4: 150 calorias 1 fatia de pão de centeio + 1 fatia de queijo branco magro + 1 copo de limonada
Opção 5: 200 calorias 1 prato (sobrem.) de mamão, uva, figo seco e pêra picados

ALMOÇO:1ª. Opção: 343 calorias - 60 g ou 3 c. sopa de arroz (de preferência integral), 2 filés de frango(100g), 2 colheres de sopa de ervilha seca(40g), 1 tomate maduro(100g). 2ª. Opção: 339 calorias - 1 xíc. de chá de macarão (100g), 2 fatias de alcatra assada (100g), 1 folha de alface. 3ª. Opção: 383 calorias- 1 batata inglesa (100g), 1 filé de peito de frango s/ pele (100), 2 c. de sopa de feijão jalo (50g), 1 pires de brócolis (80g).4ª. Opção: 300 calorias- 1 prato (sobrem.) de repolho ralado com 1 col. (sopa) de uva passa + 1 filé grande assado com rodelas de tomate + 2 col. (sopa) de arroz com ervilha + 1 pêra em calda.5ª. Opção: 300 calorias- 1 prato de agrião + 1 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 2 col. (sopa) de carne moída + 1 prato (sobrem.) de cenoura com abobrinha refogadas + 1 laranja

JANTAR:1ª. Opção: 164 calorias - 1 pires de chá de brócoles (80 g), 2 c. de sopa de carne de soja (40 g), 2 c. de soja de arroz integral (40 g), 1 pedaço de carne- de -sol (25 g).2ª. Opção: 161 calorias - 1 pires de chá de vagem (100 g), 1 tomate (100 g ), 1 filé de frango grelhado ( 50 g ), 2 c. de sopa de arroz cozido (40 g ).3ª. Opção: 158 calorias - 1/2 pires de chá de aipim cozido ( 50 g ), 1 fatias de alcatra grelhada (50 g ), 2 folhas de alface (20 g ). 4ª. Opção: 200 calorias - 1 prato (sobrem.) de repolho ralado com 1 col. (sopa) de uva passa + 1 filé grande assado com rodelas de tomate + 2 col. (sopa) de arroz com ervilha + 1 pêra em calda.5ª. Opção: 200 calorias - 1 pote de salada de frutas (feita com maçã, pêra, laranja,mamão e melão) coberto com 1/2 copo de iogurte desnatado.5ª. Opção: 200 calorias - 1 prato (sobrem.) de laranja, pêssego e maçã picados com 2 col. (sopa) de granola.

LANCHE DA MANHÃ Opção 1: 150 calorias - 1/2 copo de suco de laranja com cenoura + 2 biscoitos integraisOpção 2: 100 calorias - 1/2 prato (sobrem.) de abacaxi, morango e nozes picadosOpção 3: 75 calorias - 1/2 barra de cereal + 1/2 copo de suco de maracujáOpção 4: 100 calorias - 1 pote de iogurte desnatado com adoçanteOpção 5: 150 calorias - 1 copo de leite desnatado com 1 col. (sopa) de aveia + 1 maçã.

LANCHE DA TARDE Opção 1: 150 calorias - 1 copo de leite desnatado com 1 col. (sopa) de aveia + 1 maçã
Opção 2: 150 calorias - 1 pote de iogurte desnatado + 3 damascosOpção 3: 150 calorias - 1 fatia de pão de centeio + 1 fatia de queijo branco magro + 1 copo de limonada
Opção 4: 150 calorias - 1/2 xíc. (chá) de cereal de milho sem açúcar com 3/4 de xíc. (chá) de leite desnatado e 1/2 banana-prata
Opção 5: 150 calorias - 1/2 copo de leite batido com morango + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de requeijão light

Dieta do Doce

Importante saber.....Esta dieta deixa a gente devorar até mesmo dois brigadeiros de uma só vez e cair de boca numa torta de morango ou num suspiro. Imagine só... depois de um mês de dieta você vai ter se empapuçado com 156 doces e emagrecido 4 kg.O desejo repentino e incontrolável por açúcar acontece quando há oscilações no humor. É que nessas ocasiões há uma diminuição considerável de serotonina, hormônio responsável por sensações como bem-estar. E o açúcar, como é um carboidrato simples, estimula a produção do hormônio.

Dieta do Doce
Segunda-Feira
Café da Manhã (205 kcal)- Biscoito de Chocolate (3 unid.) + chá (1 xíc.) + iogurte diet natural (1 pote).
Lanche da Manhã (187 kcal)- Chá-mate (1 xíc. de chá) + pão de queijo (2 unid.) + marrom-glacê (1 fatia).Almoço (258 kcal)- Salada de tomate (1 unid.) + arroz c/ curry (2 col. de sopa) + almôndegas (2 unid.) + beijinho (1 unid.).
Lanche da Tarde (201 kcal)- Bolo de chocolate (1 fatia) + chá (1 xíc.).JANTAR (376 kcal)- Pão francês s/ miolo (1 unid.) c/ ovo frito (1 unid.) + refrigerante diet (1 copo de 200 ml) + Alpino, da Nestlé (1 unid.).
Terça-Feira
Café da Manhã (199 kcal)- Vitamina c/ leite, abacate, banana e maçã (1 copo de 200 ml).
Lanche da Manhã (158 kcal)- Wafer de chocolate (3 unid.) + chá (1 xíc.).Almoço (407 kcal)- Salada de broto de feijão (1 xíc. de chá), tomate em cubos (1 col. de sopa), pimentão verde e molho shoyu (1 col. de sopa) + lagarto de boi assado (1 filé) + suco de abacaxi c/ hortelã (1 copo de 200 ml) + brigadeiro (2 unid.).
Lanche da Tarde (148 kcal)- Minicarolina recheada c/ doce de leite (1 unid.) + suco de maçã (1 copo de 200 ml).Jantar (305 kcal)- Pão francês s/ miolo com peito de peru (2 fatias) + limonada (1 copo de 200 ml) + Bis, da Lacta (2 unid.).
Quarta-Feira
Café da Manhã (210 kcal)- Biscoito de aveia e mel, da Tostines (3 unid.) + chá (1 xíc.) + abacaxi (1 fatia) + doce de abóbora c/ coco (1 col. de sopa).
Lanche da Manhã (161 kcal)- Tortinha de morango (1/2 unid.).Almoço (408 kcal)- Purê de batata (2 col. de sopa) + aspargos (4 talos) + filé mignon (1 unid.) + sorvete diet de flocos (2 bolas).
Lanche da Tarde (153 kcal)- Pudim de leite c/ calda de caramelo (2 col. de sobrem.).Jantar (298 kcal)- Salada de acelga (4 folhas) + aipim cozido (1 pires de chá) + frango grelhado (1 filé) + suspiro (2 unid. peq.).
Quinta-Feira
Café da Manhã (207 kcal)- Pão integral (2 fatias) c/ requeijão (1 col. de sobrem.) + suco de maracujá (1 copo de 200 ml).
Lanche da Manhã (136 kcal)- Cream cracker (2 unid.) c/ geléia diet (1 col. de sobrem.) + chá (1 xíc.) + olho-de-sogra (1 unid.).Almoço (397 kcal)- Macarrão à bolonhesa (1 escumadeira) + espinafre refogado (2 col. de sopa) + suco de laranja (1 copo de 200 ml) + quindim (1 unid. peq.).
Lanche da Tarde (156 kcal)- Morango (10 unid.) c/ chantilly (1 col. de sopa).Jantar (293 kcal)- Salada de tomate em cubos (3 col. de sopa) e pepino (1/4 de unid.) + panqueca de carne moída: bata no liquidificador ovo, leite e farinha de trigo até obter um creme (1 unid.) + maria-mole (1 unid.).
Sexta-Feira
Café da Manhã (219 kcal)- Torrada (2 unid.) c/ ricota (1 fatia) + chá (1 xíc.) + iogurte desnatado (1 pote) + papaia (1 fatia).
Lanche da Manhã (163 kcal)- Salada de frutas (3 col. de sopa) c/ leite condensado light (1 col. de sopa).Almoço (449 kcal)- Suflê de legumes: legumes cozidos com 1 ovo batido e levados ao forno (1 fatia grande) + salmão assado (1 filé) + arroz (3 col. de sopa) + goiabada light (1 fatia).
Lanche da Tarde (120 kcal)- Uva-itália (1 cacho peq.)Jantar (282 kcal)- Pizza de escarola (1 fatia) + refrigerante diet (1 copo de 200 ml) + doce de leite diet (4 col. de sopa).
Sábado
Café da Manhã (201 kcal)- Iogurte natural (1 pote) c/ cereais (2 punhados) e mel (1 col. de sobrem.).
Lanche da Manhã (144 kcal)- Cream cracker (2 unid.) c/ requeijão light (1 col. de sobrem.) + chá (1 xíc.).Almoço (408 kcal)- Chuchu ao molho branco: junte leite desnatado, margarina light e farinha de trigo e mexa até engrossar (2 col. de sopa) + arroz à grega (3 col. de sopa) + frango grelhado (1 filé grande) + doce de banana em calda (2 col. de sopa).
Lanche da Tarde (152 kcal)- Minissonho (1 unid.) + suco de melão (1 copo de 240 ml).Jantar (300 kcal)- Salada de acelga (1 prato de sobrem.) + batata cozida (3 col. de sopa) c/ atum (2 col. de sopa) + maçã (1 unid.).
Domingo
Café da Manhã (224 kcal)- Café c/ leite desnatado (1 xíc. de chá) + pão francês s/ miolo (1 unid.) c/ requeijão light (1 col. de sopa) + ameixa (2 unid.).
Lanche da Manhã (130 kcal)- Moedinhas de chocolate (2 unid.) + suco de morango (1 copo de 200 ml).Almoço (411 kcal)- Salada de alface (1 prato de sobrem.) c/ tomate em cubos (1 col. de sopa) + carne assada (1 fatia média) + arroz (3 col. de sopa) + melão (1 fatia).
Lanche da Tarde (154 kcal)- Chocolate Diamante Negro, da Lacta (1 unid. peq.).JANTAR (271 kcal)- Saladão de ricota (1 fatia) c/ alface (2 folhas), atum (1 col. de sopa) e cenoura crua ralada (1 col. de sopa) + pão integral (1 fatia) + paçoquinha (1 unid.).

Dieta do Ciclo Menstrual

Dieta do Ciclo Menstrual
Importante saber.....Os hormônios que interagem durante a fase menstrual são os responsáveis por regular o comando cerebral da fome e até do astral, nesse período, de uma hora para outra, você vai da felicidade absoluta para o mau humor insuportável! Por isso é tão importante eleger os alimentos certos para cada etapa do ciclo.

Dieta do Cliclo Menstrual
Fase Menstrual

.....Siga este cardápio por oito dias. Com frutas cítricas e carnes você aumenta a disposição até para o sexo.

Café da Manhã
Opções:- Pão de aveia (2 fatias)- Mel (1 col. de sopa)- Requeijão light (1 col. de sopa)- Suco de laranja (1 copo)(317 kcal)- Biscoito integral (4 unid.)- Ricota (1 fatia)- Geléia (1 col. de sobrem.)- Suco de caju (1 copo)(337 kcal) - Pão de centeio (2 fatias)- Patê de fígado (1 col. de sobrem.)- Cream cheese light (1 col. de sobrem.)- Suco de acerola (1 copo)(238 kcal) Iogurte light (1 pote)Cereal integral c/ ferro (1 xíc. de chá)Banana-prata (1 unid.)252 kcal Torrada integral (4 unid.)Geléia de damasco (1 col. de sobrem.)Queijo branco (1 fatia)Limonada (1 copo)382 kcal Almoço- Carpaccio de carne c/ salada de alface (1 pires de chá)- Brócolis cozidos (3 col. de sopa)- Arroz integral (2 col. de sopa)- Lentilha (2 col. de sopa)- Carne moída (2 col. de sopa)- Mexerica (1 unid.)345 kcalLanche da Tarde- Damasco seco (3 unid.).27 kcal - Iogurte diet (1 pote).72 kcal - Biscoito integral (3 unid.).118 kcal - Pêssego seco (1 pires de café).27 kcal - Maçã (1 unid.).84 kcal Jantar- Alface c/ azeitona e champignon (1 col. de sobrem.)- Creme de espinafre (3 col. de sopa)- Batata assada (1 unid. média)- Bacalhau assado (1 posta peq.)- Mamão (1 fatia)335 kcal - Salpicão de frango (1 pires de chá)- Sopa de feijão e macarrão (1 concha)- Pêra (1/2 unid.)316 kcal - Alface c/ presunto e palmito (1 prato de sobrem.)- Arroz integral (2 col. de sopa)- Champignon refogado (3 col. de sopa)- Picadinho de carne c/ legumes (2 col. de sopa)- Pudim diet (1 taça)360 kcal- Feijão-branco (2 col. de sopa)- Mostarda refogada (1 col. de sopa)- Purê de cenoura (1 col. de sopa)- Fígado grelhado (1 filé peq.)- Laranja (1 unid.)363 kcal- Acelga (3 col. de sopa)- Alface c/ kani (1 prato de sobrem.)- Arroz integral (3 col. de sopa)- Chester (1 fatia)- Gelatina diet (1 taça)320 kcal

Fase Ovulatória

.....Aproveite este período que dura cinco dias para investir em cereais e verduras cruas, que equilibram o emocional. Café da Manhã- Leite desnatado c/ café (1 xíc. de chá)- Pão francês s/ miolo (1 unid.)- Margarina light (2 col. de chá)- Papaya (1 fatia)285 kcal- Iogurte light (1 pote)- Cereal s/ açúcar (1xíc. de chá)- Morangos (10 unid.)170 kcal - Suco de acerola (1 copo)- Pão sírio (1/2 unid.)- Requeijão light (1 col. de sopa)183 kcal Leite desnatado c/ café (1 xíc. de chá)Pão de queijo (2 unid. peq.)Pêra (1 unid.)212 kcal Biscoito de fibra (4 unid.)Ovo quente (1 unid.)Manga (1 unid. peq.)174 kcal Almoço- Pepino c/ tomate-cereja (1 prato de sobrem.)- Ovo pochê (1 unid.)- Risoto de frango (1 xíc. de chá)- Sorvete light (1 bola)370 kcal - Escarola c/ cenoura (1 prato de sobrem.)- Carne de boi grelhada (1 filé peq.)- Polenta (1 fatia)- Mexerica (1 unid.)378 kcal- Alface c/ pimentão (1 prato de sobrem.)- Camarão no vapor (4 col. de sopa)- Arroz à grega (3 col. de sopa)- Gelatina diet (1 taça)265 kcal - Cebola c/ beterraba (1 prato de sobrem.)- Iscas de fígado refogado (3 col. de sopa)- Suflê de batata (2 col. de sopa)- Melancia (1 fatia)395 kcal - Repolho roxo (1 prato de sobrem.)- Nhoque ao sugo (1 xíc. de chá)- Merluza assada (1 filé)- Salada de frutas (1 taça peq.)400 kcalLanche da Tarde- Água-de-coco (1 copo)36 kcal Leite desnatado (1 copo)70 kcal Salada de frutas (1 taça)150 kcal Uva (10 unid.)60 kcal Pêssego em calda light (1 unid.)30 kcalJantar- Espinafre c/ beterraba (1 prato de sobrem.)- Suflê de carne moída (1 fatia peq.)- Mexerica (1 unid.)292 kcal - Alface roxa c/ rabanete (1 prato de sobrem.)- Ravióli de ricota c/ molho de tomate (1/2 xíc. de chá)- Salada de frutas (1 taça peq.)265 kcal - Mostarda c/ champignon (1 prato de sobrem.)- Sopa Light (qualquer sabor, 1 prato)- Banana-prata assada (1 unid.)268 kcal - Radicchio c/ alface (1 prato de sobrem.)- Panqueca de carne (1 unid.)- Brócolis (4 col. de sopa)- Pêra (1 unid.)312 kcal - Macarrão à bolonhesa (1 xíc. de chá)- Agrião c/ manga (1 prato de sobrem.)- Abobrinha refogada (1/2 unid.)- Mamão (1 fatia)300 kcal

Fase Pré-Menstrual

.....Nas 2 semanas de TPM, combata inchaço com fibras e carboidratos. Este menu acalma a fome de doces! Café da Manhã- Pão francês s/ miolo (1 unid.)- Requeijão light (1 col. de sopa)- Suco de laranja (1 copo)150 kcal - Leite desnatado (1 copo)- Granola (1 xíc. de chá)- Banana-prata (1 unid.)258 kcal- Iogurte diet (1 pote)- Torrada integral (3 unid.)- Geléia diet (1 col. de sopa)- Maçã (1 unid.)365 kcal - Chá de camomila (1 xíc. de chá)- Pão integral (2 fatias)- Cream cheese light (2 col. de sopa)- Melão (1 fatia)190 kcal - Chá de erva-cidreira (1 xíc. de chá)- Pão de centeio (2 fatias)- Queijo cottage (2 col. de sopa)- Melancia (1 fatia)214 kcal
Almoço- Alface c/ cenoura (1 prato de sobrem.)- Abobrinha (3 col. de sopa)- Arroz integral (3 col. de sopa)- Filé de pescada (1 filé)- Pêssego (1 unid.)346 kcal - Repolho (1 prato de sobrem.)- Vagem refogada (2 col. de sopa)- Polenta (1 fatia)- Salsicha de chester (1 unid.)- Mamão (1 fatia)410 kcal - Couve-de-bruxelas c/ beterraba (1 prato de sobrem.)- Espinafre refogado (3 col. de sopa)- Macarrão de glúten c/ molho de tomate (1/2 xíc. de chá)- Carne moída (2 col. de sopa)- Abacaxi (1 fatia)415 kcal - Agrião c/ pepino (1 prato de sobrem.)- Berinjela refogada (3 col. de sopa)- Arroz (3 col. de sopa)- Omelete: ovo (1 unid.) c/ queijo branco (1 fatia) e tomate (1 unid.)- Kiwi (1 unid.)350 kcal - Alface, erva-doce e pimentão (1 prato de sobrem.)- Beterraba cozida (3 col. de sopa)- Purê de maçã (3 col de sopa)- Salmão assado (1 posta)- Uvas (10 unid.)360 kcalLanche da Tarde- Biscoito de água (2 unid.)- Ricota (1 fatia)110 kcal- Uva passa (1/2 xíc. de chá)180 kcal- Chá de camomila (1 xíc. de chá)- Biscoito de leite (3 unid.)75 kcal - Melão (1 fatia grande)32 kcal - Tâmara (3 unid.)53 kcal
Jantar- Rúcula c/ beterraba (1 prato de sobrem.)- Legumes c/ missô (pasta de soja) (1 prato fundo)- Salada de frutas (1 taça)382 kcal - Escarola c/ manga (1 prato de sobrem.)- Suflê de legumes (3 col. de sopa)- Pintado grelhado (1 filé)320 kcal - Almeirão c/ champignon (1 prato de sobrem.)- Macarrão c/ brócolis (1 1/2 xíc. de chá)- Frango grelhado (1 filé)- Damasco (1 unid.)400 kcal - Rúcula c/ mussarela de búfala (1 prato de sobrem.)- Arroz c/ lentilha (1 concha)- Mexerica (1 unid.)325 kcal - Sanduíche no pão sírio, queijo cottage, peito de chester, alface e tomate (1 unid. de cada)- Manga (1/2) unid.323 kcal

Fonte: DIETA GRÁTIS.

Como Calcular o Índice de Massa Corporal - IMC

Como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC):
IMC = Peso dividido pela (Altura X Altura)

Exemplo: 80kg / 1,80m x 1,80m = 24,69 (Normal)

Abaixo do peso
Abaixo de 18,5

Peso normal - Saudável
18,5 - 24,9

Sobrepeso
25,0 - 29,9

Obesidade Grau I
30,0 - 34,9

Obesidade Grau II
35,0 - 39,9

Obesidade Grau III
40,0 e acima

Pirâmide Alimentar e 7 Diretrizes de uma Dieta

Pirâmide Alimentar

Para uma dieta balanceada, escolha alimentos de cada nível desta pirâmide, selecionando mais alimentos da base e menos do topo.
Topo:
Gorduras, açúcar, álcool e sal.
Consuma esporadicamente.
Laticínios.
Coma 2 a 3 porções ao dia. Porção: 1 xícara de leite ou iorgute; 1 fatia de queijo.
Carne, peixe, feijões, ervilhas e nozes.
Coma 2 a 3 porções ao dia, totalizando 170g.
Vegetais.
Coma 3 a 5 porções ao dia. Uma porção: 1 xícara de verduras; ½ xícara de cenoura ou abóbora cozida.
Frutas.
Coma 2 a 4 porções ao dia. Porção: 1 maçã, pêra ou laranja; ½ xícara de frutas picadas; ¾ de um copo de suco de frutas.
Base:
Cereais.
Coma 6 a 11 porções ao dia de pães, cereais, massas e arroz.
Uma porção: 1 fatia de pão; 28g de cereais; ½ xícara de massa ou arroz cozido.
7 Diretrizes de uma Dieta

Além da Pirâmide Alimentar, o USDA e o Departamento de Serviços Humanos e de Saúde dos EUA estabeleceram as seguintes diretrizes para as pessoas saudáveis:
1 - Coma alimentos variados.
2 – Mantenha um peso adequado à sua altura.
3 – Escolha uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.
4 – Escolha uma dieta com muitos vegetais, frutas e cereais.
5 – Use o açúcar com moderação.
6 – Use o sal e outras fontes de sódio com moderação.
7 – Use o álcool com moderação.

terça-feira, abril 18, 2006

Como diminuir o colesterol

O que é o Colesterol e como evitar seus excessos?
O Colesterol é uma substância lipídica que pode ser encontrado tanto na carne de animais e seus derivados (colesterol exógeno) como sintetizada no organismo pelo fígado (colesterol endógeno) . Normalmente o colesterol é necessário em muitas funções corporais complexas, incluindo a síntese do estrogênio, androgênio e progesterona, que são hormônios responsáveis pelas característica sexuais secundárias, masculinas e femininas; e ainda manter nossas células nervosas .
Quando temos excesso de colesterol no sangue é aumentado nosso risco de desenvolver doenças do coração. Os 2 componentes mais importantes do colesterol são chamados LDL (lipoproteína de baixa intensidade), o tão chamado "colesterol ruim" e o HDL (lipoproteína de alta intensidade) o "bom colesterol".
O grande objetivo no tratamento do colesterol é baixar o colesterol LDL do sangue e aumentar o HDL. Mas como ocorre o aumento do colesterol? A maior causa desse aumento é através da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada ou colesterol. Outra possibilidade seria uma herança genética vinda de parentes próximos onde o colesterol não é metabolizado adequadamente pelo corpo fazendo aumentar seu nível circulante no sangue (por exemplo: diabetes, doenças renais, hepáticas e hipotiroidismo). Com frequência, argumenta-se que o excesso de colesterol causa uma deposição de material lipídico que acaba produzindo calcificações e alterações fibróticas, de forma que as paredes arteriais, ficam mais estreitas, rígidas e duras, tornando mais difícil o flúxo sanguíneo, chamado de Aterosclerose, podendo levar o indivíduo a um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio. O que é assustador na aterosclerose é o fato dela não apresentar sintomas até que as complicações já estejam totalmente instaladas, gerando dores no peito , ataque cardíaco ou dores nas panturrilhas na caminhada, causadas pelo estreitamento e bloqueio das artérias na passagem do sangue.
Por que é tão importante tratar o excesso de colesterol no sangue? Por que para cada redução de 1% do nível de colesterol é reduzido cerca de 2% do risco de ataques cardíacos.Como pode ser tratado ? Uma dieta rica em fibras, baixa em gordura total, gorduras saturadas e colesterol podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. Também o exercício físico tem papel fundamental na diminuição do Colesterol e do Triglicérides, provocando um aumento do HDL (embora sem alterar o Colesterol Total nem o LDL).

Siga as seguintes instruções para uma vida mais saudável:

Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, comendo frutas e vegetais (especialmente hortaliças e frutas frescas), vagem, feijão, alimentos integrais, etc...Prefira carnes brancas, peixes ou abstenha-se das carnes vermelhas mais frequentemente;Remova a pele do frango ou peru antes de cozinhá-los;Quando comer carne vermelha, faça bifes bem modestos e corte fora a gordura visível;Alimente-se moderadamente sem exageros;Reduza a quantidade de castanhas, se tem costume de comê-las com frequência, pois são ricas em gorduras saturadas, principalmente castanhas-de-cajú, pistaches e castanhas-do-pará;Substitua as gorduras saturadas de sua dieta por quantidades moderadas de gorduras monosaturadas e polisaturadas, por exemplo, restrinja o uso de manteigas, margarinas, queijos gordos e óleos tropicais (como de côco e de palmeiras), os quais são ricos em gorduras saturadas. Troque por óleos de girassol, de soja, de canola, azeite ou margarina light;Troque o leite e derivados integrais pelos desnatados ou baixos em gordura como: queijos, requeijões e iogurtes light.Coma não mais que 4 ovos por semana e utilize substitutos para eles; Evite sobremesas que tenham gordura, por exemplo, as que contenham sorvete, glacê ,creme de leite , etc...Substitua-as por frutas frescas, iogurtes sem gordura, etc..Reduza os alimentos fritos, alimentos de máquinas e de fast food, dê preferência para os alimentos sem gordura que goste ou substitutos;Tente reduzir a quantidade de colesterol que consome diariamente. O American Heart Association, órgão responsável por estudos científicos na área do coração nos EUA, recomenda limitar o consumo de 250 a 300 mg de colesterol por dia. Leia a quantidade de gordura no rótulo dos produtos industrializados;Caso esteja acima do peso, vai precisar perder os excessos; Deve consultar seu médico e procurar um professor de Educação Física para iniciar um programa de exercícios voltado para este objetivo;Caso não consiga reduzir seu nível de colesterol através da dieta e exercícios vai precisar ingerir medicamentos receitados pelo seu médico. Existem substâncias que podem fazer um grande efeito nesse sentido.
Caso não tenha ainda o colesterol alto poderá estar pensando...Como posso evitá-lo?
É muito simples, juntamente com a mudança na alimentação você pode:Ter uma vida mais ativa, principalmente fazendo exercícios aeróbicos. Procure seu médico e em seguida um professor de Educação Física graduado. Faça uma avaliação física e em seguida inicie um programa adequado de atividades físicas regulares;Inicie os exercícios lentamente para evitar lesões; o exercício físico feito no mínimo 3 vezes por semana, por pelo menos 30 min. ajuda a aumentar o nível de colesterol HDL (colesterol bom), melhorar a circulação, diminuir a gordura corporal e ainda tonificar os músculos. Não fume;Tente manter seu peso dentro da faixa ideal ou faça controle através da avaliação física com seu professor de educação fisica e/ou com seu médico; Lembre-se de que até crianças podem ter níveis elevados de colesterol , observe-as de perto e faça sempre uma visitinha ao médico para ter certeza que estão dentro da faixa de peso ideal para sua idade.
Mantenha-se livre de problemas do coração ou que afetem sua saúde.
Phyllis G. Cooper, R.N., M.N., and Clinical Reference Systems, Ltd.

segunda-feira, abril 17, 2006

Continuação: Receitas de Soja

15 - ALMÔNDEGAS DE SOJA
Ingredientes:Massa:- 2 e 1/2 xícaras (chá) de resíduo de soja- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado- 1 colher (sopa) de cebola picada- sal (a gosto)- óleo de soja (fritura das almôndegas)Molho:- 1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes- 2 colheres (sopa) de extrato de tomates- 2 colheres (sopa) de cebola picada- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado- 3 colheres (sopa) de óleo de soja- 3 xícaras (chá) de água- sal, alho e pimenta (a gosto)Modo de preparo:Massa:- Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em óleo quente.- Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.Molho:- Refogar em óleo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre.- Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a água.- Tampar a panela, abaixando o fogo após a fervura.- Cozinhar por cinco minutos.- Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde.- Arrumar as almôndegas em uma travessa e cobrí-las com o molho.- Servir em seguida.
16- BISCOITOS CASADINHOS
Ingredientes:- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo- 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de soja - 250 g de margarina - 1 xícara (café) de açúcar- Mel ou geléia de frutas para rechearModo de preparo:- Preparar um creme com a margarina e o açúcar, misturar as farinhas até formar uma massa. Abrir a massa com o auxílio de um rolo. - Cortar a massa em rodelas, dispondo-as em assadeiras sem untar e levar ao forno em temperatura média para assar.- Os biscoitos deverão ser retirados do forno bem clarinhos.- Esperar esfriar, passar mel ou geléia nas rodelas e uní-las uma a outra.
17 - MAIONESE DE SOJA
Ingredientes:- 1 xícara (chá) de extrato de soja "leite" gelado- 1 colher (sopa) de caldo de limão- 1 colher (chá) de sal- 5 azeitonas picadas- 1/4 de cebola picada- Óleo de soja geladoModo de preparo:- Adicionar todos os ingredientes, com excessão do óleo, no copo do liquidificador e bater.- Adicionar o óleo, bem devagar, no centro da massa até atingir uma consistência firme, quando ocorre o fechamento do "furo" no centro da maionese e o liquidificador não consegue mais bater.



18 - ESFIRRAS DE RESÍDUO E PVT
Ingredientes:Massa:- 2 xícaras (chá) de resíduo de soja- 3 colheres (sopa) de fermento para pão- 6 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 colheres (sopa) de açúcar - 2 colheres (chá) de sal- 1/2 copo de óleo (150 ml)- 1/2 copo de água mornaRecheio:- 1 xícara (chá) de PVT- 2 xícaras (chá) de água fervente- 1 tablete de caldo de carne- 3 tomates sem sementes- 2 colheres (sopa) de óleo de soja- 1 cebola picada- 2 dentes de alho- 1 colher (sopa) de extrato de tomate - Cheiro verde Modo de preparo:Massa:- Dissolver o fermento em água morna. Juntar o açúcar, o sal, o óleo e o resíduo.- Adicionar aos poucos a farinha de trigo e amassar.- Formar bolinhas, com a massa obtida, e deixá-las sobre uma superfície limpa.Recheio- Hidratar a PVT, com as duas xícaras de água quente, por aproximadamente 10 minutos.- Espremer a PVT, numa peneira (tipo escorredor de macarrão), para retirar o exessso de água.- Refogar o alho e a cebola no óleo já aquecido e adicionar o caldo de carne e o extrato de tomate.- Juntar os tomates picados (miúdos) e a PVT hidratada.- Por último acrescentar o cheiro verde.Preparo das esfirras- Abrir as bolinhas da massa na palma da mão.- Rechear com o PVT previamente preparado.- Fechar as esfirras na forma de um triângulo.- Colocar as esfirras em assadeiras previamente untadas e polvilhadas com farinha de trigo.- Assar em forno pré-aquecido, em temperatura média.
19- SALADA DE SOJA
Ingredientes:- 2 xícaras (chá) de grãos de soja cozidos- 3 tomates sem sementes picados - 1 pimentão verde picado- 1 pimentão vermelho picado - 2 cebolas médias picadas- Cheiro verde, sal, azeite de oliva e suco de limão (a gosto).Modo de preparo:- Cozinhar os grãos conforme a receita básica. - Deixar esfriar e misturá-los com todo os ingredientes.- Levar à geladeira e servir quando estiver bem fria.
20 - ARROZ DOCE
Ingredientes:- 2 xícaras (chá) de arroz crú, lavado e escorrido- 8 xícaras (chá) de extrato de soja - 3 xícaras (chá) de água- 4 colheres (chá) de casca de limão ralada- 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar- 1 colher (chá) de sal - Canela em póModo de preparo:- Colocar três xícaras (chá) de água e quatro xícaras (chá) de extrato de soja "leite de soja" para ferver.- Quando estiver fervendo adicionar as duas xícaras (chá) de arroz previamente lavado e escorrigo.- Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o restante do extrato de soja, o açúcar, o sal e as raspas de limão.- Quando o arroz estiver bem cozido, retirar do fogo, transfer para um recipiente (pirex) e, salpicar canela em pó.- Servir morno ou gelado.
21 - MASSA DE EMPADÃO COM RESÍDUO DE SOJA E MAIONESE DE EXTRATO DE SOJA
Ingredientes:- 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 1 xícara (chá) de resíduo de soja- 1 xícara (chá) de maionese de extrato de sojaModo de preparo:- Misturar a maionese com o resíduo e adicionar a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea.- Estender a massa, de modo a forrar o fundo e os lados de uma assadeira de tamanho médio, reservar um pouco da massa para a cobertura.- Rechear, cobrir o empadão com o restante da massa e pincelar a cobertura com gema de ovo batido.- Assar por 20 minutos e servir quente.Obs.: Essa massa pode ser utilizada para o preparo de empadinhas.Recheio- 2 xícaras (chá) de PVT seca- 1 lata de ervilha ou milho verde- 4 colheres (sopa) de óleo- 3 colheres (sopa) de massa de tomate- Pimenta do reino (a gosto)- 1 cebola pequena picada- Cheiro verde picado- Sal (a gosto)
Modo de preparo:- Preparar a PVT conforme já descrito em receita anterior.- Refogar em óleo quente a PVT, os temperos e a ervilha ou o milho verde.- Esperar esfriar para rechear. - Para enriquecer, juntar ao recheio duas colheres de sopa de requeijão cremoso.
22 - RISSOLES DE MILHO E SOJA
Ingredientes:Massa:- 100 g de margarina- 2 xícaras (chá) de resíduo de soja- 2 xícaras (chá) de extrato de soja- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 cubos de caldo de galinhaRecheio:- 3 xícaras (chá) de milho verde- 1/2 litro de extrato de soja- 2 cubos de caldo de galinha- 3 cebolas raladas- 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo- 3 colheres (sopa) de maisenaCobertura: - 2 claras - 2 xícaras (chá) de farinha de roscaModo de preparo:Massa: - Dissolver o caldo de galinha no extrato de soja e reservar.- Levar ao fogo a margarina, quando estiver derretida, adicionar a farinha de trigo e torrar levemente.- Adicionar o resíduo e, a seguir, o extrato com o caldo de galinha.- Misturar até soltar do fundo da panela.- Retirar a massa, colocá-la em um prato para esfriar e reservar.Recheio:- Bater no liquidificador uma xícara (chá) de milho verde com o extrato de soja. - Coar a massa líquida obtida em peneira e reservar.- Levar ao fogo a margarina e, refogar a cebola, o caldo de galinha, os temperos e o restante do milho.- Juntar ao refogado o líquido coado, misturando sem parar.- Dissolver a maisena em água fria e adicionar ao "mingau" da panela, misturando sempre. Cozinhar até engrossar.- Após o cozimento, deixar esfriar, um pouco, para rechear os pastéis.Montagem- Abrir a massa sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo.- Dispor o recheio e dobrar a massa. - Cortar a massa recheada e dobrada com auxílio de um cortador, ou com a boca de um copo. - Passar os rissoles na clara de ovo e, a seguir, na farinha de rosca. - Fritar em óleo quente.



23 - TORTA DE MANDIOCA
Ingredientes:1 kilo de mandioca1 xícara (chá) de resíduo de soja1 xícara (chá) de cebolinha verde picada1 xícara (chá) de salsinha picada1/2 xícara (chá) de cebola picada4 colheres (sopa) de margarina1 colher (café) de açúcarRecheio:300 g de PVT hidradato5 dentes de alho1/2 cebola picada1/2 xícara (chá) de óleo20 azeitonas picadas1 cubo de caldo de carne1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadoSal (a gosto)Modo de preparo:Recheio:- Refogar em óleo quente a PVT previamente hidradata, juntamente com o sal, o alho e a cebola picados.- Acrescentar o cheiro verde picado.- Deixar cozinhar e, quando estiver com pouco caldo retirar do fogo e reservar.Massa:- Cozinhar a mandioca.- Esfriar, retirar os talos fibrosos e, amassar com garfo.- Adicionar o cheiro verde, a margarina e o resíduo.- Amassar bem até a mistura completa dos ingredientes.- Num recipiente (pirex) previamente untado com margarina, abrir a metade da massa.- Rechear com o PVT refogado.- Cobrir com o restante da massa, pincelar com gema de ovo e salpicar queijo ralado.- Levar ao forno para dourar.- Servir quente ou frio.
24 - MACARRÃO COM FARINHA DE SOJA
Ingredientes: - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (400g)- 1 xícara (chá) de farinha de soja- 1 ovo- 1 colher (café) de sal- 1 colher (sopa) de óleo de soja- 150 ml (1 copo americano) de água morna
Modo de preparo: · Em um recipiente fundo (bacia) adicionar as farinhas de trigo e soja previamente peneiradas, o ovo inteiro e a amassar com o auxílio das mãos;· adicionar o sal, o óleo, e a água morna aos poucos e, continuar amassando até se obter uma liga completa da massa, ou seja quando não mais ficar resíduo de massa aderido às mãos;· cortar a massa em porções;· cilindrar, em máquina manual própria para massas, por três vezes consecutivas, iniciando pela regulagem "grossa" do cilindro e passando, em seguida, pelas regulagens intermediária e fina;· espalhar a massa sobre uma superfície lisa (pedra mármore ou mesa de fórmica) polvilhada com farinha de trigo;· salpicar farinha de trigo sobre as porções de massa já abertas e deixar secar;· cortar a massa no cilindro de escolha (espaguete ou talharim) da máquina manual. O ponto de corte da massa se dá quando as bordas começam a levantar-se. A massa não deve ser cortada muito seca;· depois de cortada a massa, espalhar as tiras de macarrão sobre uma superfície lisa (pedra mármore ou mesa de fórmica) polvilhada com farinha de trigo;· deixar secar totalmente, ou se preferir cozinhar em seguida como massa tipo "fresca". Cozimento do macarrão: · Em uma panela funda colocar água (suficiente para o cozimento de 500g de macarrão) para ferver e adicionar ½ colher (sopa) de sal e ½ colher (sopa) de óleo de soja;· após levantar a fervura adicionar as tiras de massa cortadas;· quando levantar a fervura novamente contar de 3 a 4 minutos, nesse ponto o cozimento do macarrão será "ao dente", ou seja com uma consistência mais firme. Rendimento: aproximadamente 500g ou 4 porções
25 - VITAMINA DE BANANA
Ingredientes:
· 3 bananas maduras· 1 colher de açúcar· 1 litro de extrato de soja
Modo de preparo:
¨ bater todos os ingredientes no liqüidificador. Obs: as bananas podem ser substituídas por melancia, melão ou maçã. Rendimento: aproximadamente 1 litro.
26 - TOFU - "QUEIJO DE SOJA"
1 ) Pesar 1 kg de grãos de soja, lavar com água de torneira e escorrer. Em seguida, colocar os grãos lavados em um recipiente e adicionar água filtrada até cobrí-los e deixar de molho por uma noite (8-10 horas) em temperatura ambiente.
2) Escorrer a água do molho, enxaguar os grãos e escorrer a água.
3) Transferir os grãos para um liquidificador, adicionar 8 litros de água e liquidificar. Como os líquidificadores domésticos têm uma capacidade pequena, essa operação pode ser feita em diversas etapas, tomando-se o cuidado de manter a proporção de grãos e água e, ao final do processo, juntar todas as porções.
4) Transferir a mistura obtida para uma panela de alumínio grossa e cozinhar por 10 minutos numa temperatura de 95-100ºC, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela.
5) Deixar esfriar e coar em tecido de trama fina ou em tecido próprio para coar coalho de leite de vaca - "pano de queijo".
6) Separar a porção líquida "leite de soja" obtida e medir o volume.
7) Preparar o agente coagulante - sulfato de cálcio dihidratado (CaSo4 . 2H2O). Para cada litro de leite de soja, dissolver uma colher de sobremesa rasa de ½ copo de água morna.
8) Adicionar a solução coagulante ao leite também morno (75-80ºC), agitando com uma colher para misturar bem o agente coagulante ao leite de soja.
9) Deixar o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), esperar de 15 a 20 minutos sem mexer.
10) Transferir o coágulo para uma forma (caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com um tecido de malha fina e úmido. Cobrir com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prensar a forma com pesos homogeniamente distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos.
11) Colocar a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente (bacia) contendo água gelada e deixar por 5 minutos. A seguir, desenformar removendo o pano.
12) Cortar o coágulo obtido (tofu) em pequenos pedaços (cubos) e colocá-los em um recipiente contendo também água gelada. Deixar os cubos na água gelada por 1 hora.
13) Armazenar em geladeira os cubos de tofu em recipiente hermeticamente fechado (tipo "tupperware") com água gelada. Os cubos de tofu podem ser também armazenados em sacos plásticos selados em seladora elétrica ou tipo "zip loock" contendo também parte da água gelada do item anterior (12). Obs.: conservar sempre em geladeira (2-4ºC)
ATENÇÃO: Como agentes coagulantes, podem ser utilizados também o Cloreto de Magnésio (MgCL2) ou Cloreto de Cálcio (CaCl2), na mesma proporção recomendada
27 - BOLACHAS DE SOJA
Ingredientes
- 01 xícara (chá) de margarina - 02 ovos- 01 e meia xícara (chá) de açúcar- 01 xícara (chá) de farinha de soja- 01 xícara (chá) de côco ralado- 03 xícaras (chá) de polvilho doce
Preparo
Bater na batedeira a margarina, os ovos e o açúcar até formar um creme. Misturar a farinha de soja com o côco ralado ao creme, misturar bem e ir adicionando o polvilho doce até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com o rolo e cortar os biscoitos no formato desejado. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, assar em forno baixo por mais ou menos 10 minutos.Rendimento: 120 unidades
28- COLOMBA PASCAL COM FARINHA E LEITE DE SOJA
Ingredientes
Fermento½ xícara (chá) de farinha de trigo¼ xícara de (chá) de leite de soja morno1 ½ colher (sopa) de açúcar refinado2 tabletes (15g cada) de fermento biológico1 pitada de sal
Massa1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo½ xícara (chá) de farinha de soja½ xícara (chá) de mistura para panetone (pamix)¼ xícara (chá) de leite de soja (morno)2 gemas1 ovo inteiro1 xícara (chá) de frutas cristalizadas½ xícara (chá) de uvas passas
Modo de Preparo
Fermento- Preparar o leite de soja conforme a receita básica ou a partir do leite de soja em pó (encontrado no comércio), de acordo com a receita descrita na embalagem;- Adicionar, em um recipiente (Tupperware) com tampa, o leite de soja (morno) e o fermento;- Desmanchar o fermento;- Acrescentar o açúcar, o sal e a farinha de trigo;- Misturar bem os ingredientes; e- Tampar o recipiente, deixar em repouso por aproximadamente 15 minutos para que ocorra desenvolvimento do fermento.
Massa- No recipiente (tigela) da batedeira, adicionar o Pamix, o ovo inteiro e as duas gemas;- Bater bem até obter um creme homogêneo;- Desligar a batedeira e acrescentar o fermento já desenvovido, o leite de soja (morno) e as farinhas de trigo e soja, misturadas e peneiradas previamente;- Misturar os ingredientes com auxílio das mãos;- Acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas e misturar, também, com auxílio das mãos;- Dividir a massa em quatro porções iguais;- Modelar as quatro porções de massa na forma de bolas, do mesmo tamanho;- Distribuir as quatro porções (bolas) de massa na forma papel, própria para a colomba pascal;- Cobrir com pano de algodão limpo;- Deixar a massa crescer até o dobro do seu volume;- Levar ao forno, pré aquecido, e assar em temperatura média por, aproximadamente , 40 minutos.
Cobertura- Depois de esfriar, a colomba pode ser confeitada com diferentes coberturas como exemplo: glaçúcar, chocolate ou foundant.
29 - OVO DE PÁSCOA COM SOJA
Ingredientes
1kg de chocolate ao leite em barra200 g de kinako (grão de soja torrado e moído)3 colheres de sopa de flocos de arroz
Preparo: Em recipiente refratário, derreta o chocolate por aproximadamente 4 minutos no forno de microondas. Retire do forno e mexa até dissolver todo o chocolate. Pegue outra vasilha e coloque água com gelo. Coloque a vasilha do chocolate derretido na água gelada e mexa até voltar a temperatura ambiente.Retire a vasilha da água gelada, acrescente o Kinako e o flocos de arroz. Mexa até misturar. Coloque na forma de ovo ou de bombom a primeira camada e leve ao congelador por alguns minutos. Retire e faça a segunda camada dando o acabamento nas bordas.
Rendimento: 2 ovos de 600g Tempo de preparo: 1 hora

Receitas de Soja

01 - EXTRATO DE SOJA "LEITE DE SOJA"
Ingredientes:- 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar- 4,5 litros de água- 1 colher (chá) de sal- 6 colheres (sopa) de açúcar- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódioModo de preparo:- Ferver um litro e meio de água, adicionar a metade do bicarbonato e misturar.- Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura.- Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente, esfregando-os entre as mãos para retirar as cascas.- Colocar o restante da água para ferver. Adicionar a outra metade do bicarbonato e cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água.- Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos.- Cozinhar em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre.- Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e expremer bem através do pano.- O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo.- Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos.- Adicionar o açúcar e o sal ao extrato.Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, etc.
02 - SOJA FRITA
Ingredientes:- 1 xícara (chá) de soja escolhida e seca- 3 colheres (sopa) de sal- 2 litros de água- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio- óleo de soja para fritura
Modo de preparo:Ferver um litro e meio de água, adicionar a metade do bicarbonato desódio e misturar;colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura;escorrer a água e lavar os grãos em água corrente;colocar os grãos de molho, por oito horas, em uma quantidade de água fria correspondente a três xícaras (chá), adicionada do restante do bicarbonato de sódio;transferir os grãos para uma peneira (tipo escorredor de macarrão) e descascá-los sob água corrente, esfregando-os entre as mãos, para separar as cascas;cozinhar os grãos descascados por 15 minutos em panela aberta com três vezes o volume de água, Adicionando o sal. A contagem do tempo inicia-se após a fervura;descartar a água do cozimento e escorrer os grãos em peneira;secar os grãos escorridos sobre pano de algodão limpo ou toalha de papel;colocar o óleo para aquecer em uma panela funda;fritar os grãos até que a espuma formada desapareça e os grãos comecem a dourar;retirar os grãos fritos, escorrendo o excesso de óleo e colocá-los sobre papel absorvente; e guardar a soja frita, em vasilha fechada.Rendimento: aproximadamente 200g

03- KINAKO (farinha de soja torrada e moída)
Ingrediente:1kg de grão de soja escolhidos
Modo de preparo:Colocar os grãos em uma assadeira rasa média e torrá-los em forno pré- aquecido, por 20 minutos em foogo baixo, mexendopara que não queimem, até que as cascas do grão soltem-se com facilidade.Deixe os grãos esfriarem.
Moer os grãos em liqüidificador até a obtenção de farinha semelhante à farinha de amendoim. Armazenar a farinha em recipiente fechado.
Observação: Em forno de microondas, colocar ½ kg de grãos em um piréx médio e torrá-los na potência alta por aproximadamente seis minutos, mexendo de 2 em dois minutos.
04- CEREAIS COM KINAKO
1/3 de xícara (chá) da fruta de sua preferência, picada3 colheres (sopa) de aveia em flocos2 colheres de kinako4 colheres de flocos de cereais1 colher de chá de uvas passas (opcional)1/3 copo de leite Se necessário, adoçar com mel, açúcar ou adoçante
Modo de preparo:Colocar, em uma tigela, todos os ingredientes secos; adicionar o leite
Rendimento: Uma porção
05 - IOGURTE COM KINAKO
Ingredientes:1/3 xícara (chá) da fruta de sua preferência, picada1 colher (sopa) de kinako1 copo de iogurte de sua preferência.Se necessário, adoçar com mel, açúcar ou adoçante
Modo de preparo:Colocar, em uma tigela, todos os ingredientes secos; adicionar o leite.
06- GRANOLA COM KINAKO
Ingredientes:2 colheres (sopa) da granola de sua preferência2 colheres de kinako1 potinho de iogurte ou ½ xícara (chá) de leite1 colher (sopa) de mel, açúcar ou adoçante, na quantidade desejada
Modo de preparo:Colocar em uma tigela todos os ingredientes secos; adicionar o iogurte ou leite.Observação: Se desejar, adicionar uma fruta de sua preferência, picada.Rendimento: Uma porção
07- MINGUAU COM KINAKO
Ingredientes:1 xícara de leite desnatado, semi-desnatado ou integral1 colher (sopa rasa) de amido de milho ("maizena")1 colher (sopa) de açúcar1 colher de kinakoCanela em póModo de preparo:Em uma panela, adicionar o leite, o kinako, o açúcar e a "maizena"; Levar ao fogo para ferver, mexendo sempre para não empelotar; Cozinhar até ficar cremoso, despejar em uma tigela, polvilhar com canela em pó;Servir quente.Rendimento: uma porção
08 - ARROZ DOCE COM KINAKO
Ingredientes:2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido8 Xícaras (chá) de leite desnatado, semi-desnatado ou integral3 xícaras (chá) de água2 e ½ xícaras (chá) de açúcar½ xícara de kinakoCanela em pó
Modo de preparo:Em uma panela, colocar as três xícaras de água e quatro xícaras (chá) de leite; Levar ao fogo e, quando levantasr fervura; adicionar o arroz previamente lavado e escorrido;Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o restante do leite, o kinako e o açúcar.Assim que o arroz estiver cozido, retirar do fogo, transferir para uma vasilha e salpicar com canela em pó, a gosto.Rendimento: Aproximadamente 20 porções.
09 - FARINHA DE SOJA
Ingredientes:-Soja em grãos escolhidos e sem lavar.Modo de preparo:-Adicionar a soja em água fervente, conforme descrito para o extrato de soja "leite de soja", e cozinhar por cinco minutos.-Escorrer bem os grãos e colocá-los para secar sobre um pano de algodão limpo e seco ou sobre papel toalha, por cerca de uma hora.-Torrar os grãos, no forno em fogo baixo por cerca de uma hora, mexendo sempre com o auxílio de colher de pau (como para torrar amendoim).-Triturar os grãos torrados no liquidificador ou em máquina de moer carne.-Peneirar a farinha obtida, utilizando uma peneira fina e, guardá-la em vasilha seca e tampada.
10 - HIDRATAÇÃO DA PVT (PROTEÍNA VEGETAL TEXTURIZADA) /"CARNE" DE SOJA
Ingredientes:-1 xícara (chá) de PVT -2 xícaras (chá) de água ferventeModo de preparo:-Colocar a PVT em um recipiente (pirex) e cobrir com a água fervente.-Aguardar 10 minutos para a PVT absover a água.-Escorrer a PVT em peneira (tipo escorredor de macarrão), retirando o excesso de água com o auxílio de uma colher, apertando-a contra a peneira.-Usar em refogados, molhos, e recheios como substituto da carne moída.Obs.:A Proteína Vegetal Texturizada é também conhecida pela denominação de PTS (Proteína Texturizada de Soja).
11 - GRÃOS COZIDOS
Ingredientes:- 2 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos, sem lavar- 1 colher (café) de bicarbonato - 8 xícaras (chá) de água Modo de preparo:- Ferver três xícaras (chá) de água, adicionar a metade do bicarbonato de sódio e cozinhar os grãos por cinco minutos, contados a partir da segunda fervura.- Escorrer a água e promover o choque térmico, em água fria, lavando os grãos, como descrito para o extrato.- Escorrer a água e colocar a soja de molho com três xícaras (chá) de água fria, por oito horas, aproximadamente.- Escorrer os grãos e separar as cascas.- Cozinhar por uma hora em panela aberta, ou por 20 minutos em panela de pressão, adicionando uma colher (sopa) de óleo de soja.
12 - MASSA BÁSICA
- Proceder a receita dos grãos cozidos completa e acrescentar o que segue:- Passar a soja cozida em máquina de moer carne, ou bater no liquidificador, adicionando um pouco da água de cozimento, até a obtenção de uma massa homogênea.Obs: Esta massa pode ser guardada no freezer para ser utilizada em diferentes receitas.
13 - PÃO DE RESÍDUO
Ingredientes:Fermento:- 3 colheres (sopa) de fermento de pão ou um pacotinho de fermix- 3 colheres (sopa) de açúcar- 1 xícara (chá) de água morna Massa:- 1/4 de xícara (chá) de óleo de soja- 3 colheres (sopa) de açúcar- 1 colher (sopa) rasa de sal- 2 xícaras (chá) de resíduo de soja- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de preparo:Fermento:Em um recipiente (bacia), dissolver o fermento com água e adicionar os demais ingredientes. Cobrir com plástico e, deixar em repouso para crescer, por 15 minutos.Massa:Misturar ao fermento o resíduo, o açúcar e o óleo. Adicionar aos poucos, a farinha de trigo, trabalhando a massa até que os ingredientes se unam e a massa se desprenda dos dedos. Moldar os pães no formato desejado, dispor em formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixar crescer por uma hora e, assar por 30 minutos em forno pré-aquecido.
14 - TORTA DE BANANA OU MAÇÃ
Ingredientes:- 12 bananas nanicas maduras- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 xícaras (chá) de farinha de soja- 1 xícara (chá) de açúcar- 4 ovos inteiros- 1 colher (sopa) de fermento em pó- 150 g de margarinaModo de preparo:- Misturar o açúcar, as farinhas, o fermento e peneirar, juntar a margarina e preparar uma "farofa" esfregando os ingredientes com as mãos.- Untar uma assadeira com margarina e polvilhar com farinha de trigo.- Colocar metade da "farofa" e cobrir com as bananas cortadas em três partes (no sentido do comprimento). Cobrir com o restante da "farofa", sem apertar.- Bater quatro ovos inteiros, como se fosse fazer uma omelete, ir colocando sobre a última camada, com ajuda de um garfo.- Polvilhar com canela em pó e, levar ao forno em temperatura média, por cerca de 25 minutos.

Receita Diet: Patê de Ricota

RECEITAS: PATÊ DE RICOTA

Não é à toa que a ricota está sempre presente nas dietas: ela é magrinha e nutritiva. Feita com o soro do leite, é rica em proteínas e tem menos calorias e gordura do que o queijo-de-minas, prato e requeijão. “Para quem quer construir músculos e ficar com o corpo sequinho, a ricota é uma ótima opção”, afirma Alessandra Caviglia, nutricionista da academia Companhia Athletica, em São Paulo. Ela ensina receitinhas facílimas de pastas que tiram proveito do sabor suave da ricota, em combinações surpreendentes. Para acompanhar, prefira pão integral light, verduras e legumes.



· TOMATE SECO E MANJERICÃO

Processe 100 gramas de ricota e 5 folhas de manjericão.
Acrescente 2 tomates secos, cortados em pedaços bem pequenos.
Se desejar, use uma pitada de sal.
Rendimento: 4 porções Calorias: 53 cal cada uma

· AZEITONA PRETA E CEBOLA

Processe 100 gramas de ricota com 1 colher (sobremesa) de cebola ralada, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Descaroce 10 azeitonas pretas e corte-as em rodelas.
Misture ao queijo.
Rendimento: 4 porções Calorias: 59 cal cada uma

· DAMASCO COM NOZ

Amasse 100 gramas de ricota com ¼ de copo americano de leite desnatado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente 3 damascos secos cortados em pedaços bem pequenos e 1 noz picada.
Rendimento: 4 porções Calorias68 cal cada uma

·
· ERVAS FINAS

Amasse 100 gramas de ricota. Junte ¼ de copo americano de leite desnatado e 1 colher (sobremesa) de ervas finas. Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Rendimento: 4 porções Calorias: 49 cal cada uma

· ROQUEFORT

Amasse 100 gramas de ricota com ¼ de copo americano de leite desnatado e 1 fatia (25 gramas) de queijo roquefort ou gorgonzola.
Acrescente sal, se necessário.
Rendimentos: 4 porções Calorias: 73 cal cada uma

· CENOURA, SALSINHA E UVA PASSA

Processe 100 gramas de ricota com 1 colher (sopa) de salsinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Junte 1 cenoura pequena ralada e acrescente 1 colher (sopa) de uva passa.
Rendimento: 4 porções Calorias: 72 cal cada uma

Porque engordamos durante a noite

De todas as refeições, o Jantar é o que mais absorve as calorias dos alimentos ingeridos, pois à noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando elas sob a forma de gordura. Queimamos poucas calorias dormindo porque durante o sono nós quase não nos movimentamos, nossa respiração é mais lenta, os batimentos cardíacos diminuem, o processo digestivo é quase nulo, a atividade cerebral diminui bastante, a temperatura corporal diminui, e assim por diante. Portanto o gasto calórico do organismo em repouso é bem menor que durante as atividades diárias. Simplesmente uma boa parte delas será transformada em gordura durante o sono.
Então, se você quer emagrecer, coma pelo menos 3 horas antes de ir para cama!

Dieta de Emergência - Emagreça 3 kgs em 2 dias

Dieta de Emergência Você quer perder 3 quilos em 2 dias? Tem uma super-festa no próximo sábado e você não cabe mais naquele modelito que te custou uma grana preta? Então, prepare-se para sobreviver 48 horas tomando só sopa e suco.
Esta dieta é permitida apenas em situações de extrema necessidade. Nem pense em prolongar o regime porque as conseqüências serão fraqueza, mal-estar e um apetite incontrolável, que vai te fazer atacar a geladeira mais cedo ou mais tarde. E trazer de volta aqueles indesejáveis quilos perdidos...

PRIMEIRO DIA CAFÉ DA MANHÃ

VITAMINA COM GERME DE TRIGO

Bata no liquidificador 1 copo de suco de laranja (250 ml), 1 banana-prata picada, 2 col. (sopa) de germe de trigo e 1 col. (sopa) de mel.

LANCHE IOGURTE COM AMEIXAS 1 copo de iogurte natural desnatado batido com 4 ameixas secas sem caroço e 1 col. (sopa) de aveia.

ALMOÇO CREME DE CHAMPIGNON
Ingredientes 180 g de champignon fresco picado 1 dente de alho picado 1 col. (sopa) de hortelã picada1 col. (sopa) de salsa picada 1 col. (sobremesa) de óleo de milho ou de girassol120 g de queijo-de-minas light 1 xíc. (chá) de leite desnatado 1 col. (sopa) de farinha de trigo 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de águaModo de fazer Frite o alho no óleo. Acrescente o champignon e a hortelã. Junte o caldo de galinha e deixe ferver por 5 minutos. À parte, bata no liquidificador o queijo, o leite e a farinha. Misture essa pasta ao caldo e deixe engrossar. Sirva com a salsa polvilhada. Rende 4 porções de 121 calorias cada uma.ATENÇÃO!: Consumir somente UMA porção!

LANCHE VITAMINA DE FRUTAS
Bata no liquidificador 1 copo (250 ml) de suco de laranja com ½ banana-nanica, 1 fatia de mamão e ½ maçã sem casca.

JANTAR CREME DE TOMATE
Ingredientes 700 g de tomate picado2 cebolas médias picadas 2 dentes de alho picados 3 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 e ½ litro de água 4 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em ½ xíc. (chá) de leite desnatado 1 col. (chá) de orégano 3 col. (sopa) de creme de leite light1 col. (sobremesa) de óleo de milho ou de girassolModo de fazer Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o caldo de galinha e o tomate e ferva por 40 minutos. Espere esfriar e passe pela peneira. Volte ao fogo e misture a farinha, o orégano e o sal. Deixe engrossar e acrescente o creme de leite na hora de servir. Rende 4 porções de 128 calorias cada uma. ATENÇÃO!: Consumir somente UMA porção!

ANTES DE DORMIR 1 copo (250 ml) de leite desnatado com 3 gotas de essência de baunilha ou 1 col. (chá) de canela em pó.

SEGUNDO DIA

CAFÉ DA MANHÃ - VITAMINA DE MANGA Bata no liquidificador 1 copo de iogurte natural desnatado com ½ manga em pedaços, ½ copo de leite desnatado e 1 col. (sopa) de mel. LANCHE SUCO DE PÊSSEGO Bata no liquidificador ½ copo de água (125 ml) com 2 pêssegos com casca e sem caroço.
ALMOÇO CREME DE ESPINAFRE COM RICOTA Ingredientes 1 maço de espinafre2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água 1 col. (sopa) de cebola picada 1 dente de alho picado 1 xíc. (chá) de leite desnatado1 col. (sopa) de farinha de trigo 1 col. (sobremesa) de óleo de milho ou de girassol Para as bolinhas de ricota 200 g de ricota 1 clara noz-moscada à gostosal à gostoModo de fazer Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o caldo e o espinafre e deixe ferver. Bata no liquidificador e passe pela peneira. Dissolva a farinha no leite, junte à sopa e deixe ferver até engrossar. Bolinhas de ricota Amasse a ricota com um garfo e misture os outros ingredientes. Deixe descansar por 30 minutos. Retire cada bolinha com uma colher de chá e coloque-as na sopa na hora de servir. Rende 4 porções de 217 calorias cada uma. ATENÇÃO!: Consumir somente UMA porção!

LANCHE SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃBata no liquidificador ½ copo de água (125 ml) com 2 fatias de abacaxi e 2 folhinhas de hortelã.

JANTAR SOPÃO DE FRANGO Ingredientes 1 peito de frango com osso e sem pele ½ xíc. (chá) de macarrão para sopa 2 cebolas médias picadas 1 col. (sopa) de óleo de milho ou de girassol 6 tomates picados 4 dentes de alho picados½ pimentão verde em tiras 1 col. (sopa) de salsa picada 2 litros de água 100 g de queijo-de-minas light cortado em cubos 1 col. (sopa) de sal Modo de fazer Coloque numa panela grande o óleo, a cebola, o tomate, o alho, o pimentão, o frango e o sal. Deixe refogar e acrescente a água. Ferva até que o frango esteja cozido. Retire o frango da panela, separe o osso e desfie. Reserve. Passe o caldo pela peneira, leve ao fogo e deixe ferver. Junte o macarrão, a salsa e o frango. Sirva com os cubinhos de queijo por cima. Rende 4 porções de 202 calorias cada uma.
ATENÇÃO!: Consumir somente UMA porção! ANTES DE DORMIR 1 copo (250 ml) de suco de laranja