Adsense

quarta-feira, maio 17, 2006

Orientação: Pacientes a serem submetidos à: Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica que visa remover depósitos localizados de gordura de regiões específicas do corpo. Ela não é um substituto para a redução de peso, mas um método de remoção de gordura localizada que não responde a dieta ou ginástica.



Os melhores candidatos à lipoaspiração são pacientes com peso na faixa ideal que apresente depósitos de gordura em determinadas regiões.Você deverá apresentar-se fisicamente saudável, psicologicamente estável e realista quanto a as suas expectativas do resultado. O mais importante é que deve apresentar uma pele firme e elástica, o que resulta no melhor contorno corporal pós-operatório.Você deve compreender também que a lipoaspiração por si só não melhora celulite nem estrias, outrosim dá a região abordada um melhor contorno.



A lipoaspiração quando realizada por um profissional habilitado é um procedimento seguro. Porém pode apresentar muito raramente complicações de ordem local, como: Coleção de liquido sob a pele ou pequenas irregularidades ou assimetrias que necessitem retoques. Para reduzir os riscos dessa complicações você deverá seguir estritamente as orientações de seu especilaista. De ocorrência mais rara ainda são sofrimentos de pele que levam a formação de feridas que levam um tempo variável para sua cicatrização.



Dentre as complicações sistêmicas, a mais temida é a trombose venosa profunda e a possível embolia pulmonar, medidas para evita-las incluem: Uso de um aparelho de compressão intermitente VENODYNE, durante a cirurgia e no seu apto enquanto suas pernas estiverem anestesiadas.

Mobilização ativa das pernas assim que possível.

Uso de medicações profiláticas.

Cuidados como este reduzem drasticamente as chances de tal complicação em sua cirurgia.



Preparando-se para sua cirurgia.



Tenha certeza de ter discutido com seu especialista todas as suas expectativas e dúvidas quanto ao resultado e sobre o procedimento em si.Você também deverá te-lo informado quanto a medicações em uso, alergias ou quaisquer outras informações úteis sobre sua saúde.



Algumas medicações deverão ser evitadas:

AAS ou Acido Acetil salicílico deve ser evitado por 2 semanas antes e após a cirurgia.

Vitamina E também deverá ser evitada por este mesmo período.

Anti-inflamatórios não devem ser usados 10 dias antes da cirurgia.

Não ingerir bebidas alcoólicas por 5 dias antes e após a cirurgia.



Antes da cirurgia:



1-Caso você fume deverá deixar o cigarro pelo menos dez dias antes e depois da cirurgia, isso dará ao seu organismo uma melhor condição cicatricial.

2-Na véspera da cirurgia, jejum absoluto de líquido e sólido deverá ser realizado com pelo menos oito horas de antecedência.

3-No dia da cirurgia banhe-se, com produtos que você utiliza normalmente, antes de ir pra a clínica.

4-Caso você necessite de um sedativo suave, poderá utilizá-lo na noite anterior à cirurgia, bastando para isso que solicite o mesmo ao cirurgião.

5-Não se esqueça de levar ao local a ser realizada a cirurgia, a cinta compressiva pós-operatória ou quaisquer outros itens por solicitados.

6-Entre em contato com seu médico caso tenha qualquer dúvida ou necessidade de qualquer orientação.



A cirurgia



A lipoaspiração poderá ser realizada sob anestesia peridural, ou local mais sedação, as incisões cirúrgicas utilizadas normalmente medem 0,5 cm. O procedimento dura em torno de duas horas.



Você será leveda ao seu leito já com a cinta e deverá usa-la continuamente. Assim que tiver vontade e sentir-se disposta solicite ajuda da enfermeira e levante-se para ir ao banheiro , a deambulação precoce possibilita uma melhor prevenção de acidentes tromboembolicos. Antes de levantar-se, movimente freqüentemente os pés e as pernas.

Pequena drenagem de liquido serossanquinolento pelas incisões é considerado normal.

Você poderá beber ou comer uma dieta leve assim que se sentir disposta.



A anestesia:



Se a cirurgia for efetuada por mim, alguns dias antes da mesma você passará em consulta com meu anestesista, onde o mesmo terá a oportunidade de sanar suas dúvidas a respeito do procedimento anestésico e obter informações mais detalhadas a respeito de seu estado de saúde. Será estabelecido assim um contato mais próximo entre vocês, o que aumentará em muito a segurança e a tranqüilidade de sua anestesia.



Dia seguinte da cirurgia



Neste segundo dia pós-operatório, você receberá alta hospitalar. Caso seja utilizada a anestesia local ou mesmo no caso de anestesia peridural para os pequenos procedimentos, você poderá receber alta no mesmo dia da cirurgia.



Período de convalecença



Durante seu repouso em casa você deverá movimentar-se normalmente evitando excessos.

Sua higiene será a mesma que tem levado normalmente, para banhar-se retire a cinta cirúrgica e lave as incisões normalmente com água e sabonete. Sem retirar o micropore que as cobre.



Normalmente a partir do terceiro dia o inchaço e os roxos são acentuados, variam de pessoa para pessoa, normalmente os roxos, tardam de trinta a quarenta dias para desaparecerem por completo. Medidas para a sua prevenção e seu tratamento serão por mim, ou deverão ser, por seu cirurgião orientadas de acordo com cada caso.

Os pontos deverão ser retirados com 7 dias.



A depender do seu tipo de trabalho você poderá retornaras suas atividades laboriosas após cinco dias da cirurgia, porem lembre-se: VOCÊ DEVERÁ USAR A CINTA VINTE DIAS, DIA E NOITE, APÓS ISSO USE A CINTA MAIS DEZ DIAS SOMENTE A NOITE. E suas atividades físicas estarão restritas por pelo menos vinte dias.



Após este período as atividades físicas são importantes já que as mesmas auxiliam na reabsorção do edema e no controle do peso. Após vinte dias retorne a suas atividades físicas segundo orientações recebidas. Um creme hidratante também deverá ser utilizado sempre que possível a partir do segundo dia pós-operatório.



Após três dias do procedimento você realizara sessões de massagem inicialmente diariamente e após isto duas a três vezes por semana durante o tempo necessário para a resolução do edema.



Lembre-se o resultado pós-operatório depende em muito de seus cuidados consigo mesmo. ESTE RESULTADO SÓ SERÁ CONSIDERADO DEFINITIVO APÓS PELO MENOS TRÊS MESES DO PROCEDIMENTO, QUANDO PODEREMOS AVALIAR A NECESSIDADE DE POSSÍVEIS RETOQUES OU CORREÇÕES. Quando a cirurgia for realizada por mim, e retoques forem necessários estes serão feitos normalmente com anestesia local com ou sem sedação, de minha parte não haverão honorários, você arcará apenas com despesas hospitalares e honorários reduzidos por parte do anestesista, caso haja necessidade da participação deste. .

Retoques só serão assim considerados caso você mantenha seu peso pós-operatório.



Na fase de recuperação é muito importante que você controle sua dieta já que neste período seu apetite aumentará e se você se alimentar descontroladamente ganhará peso e perderá muito do resultado pós-operatório. Procure aumentar sua ingestão de proteínas (leite desnatado, ovos, carne branca de preferência grelhada, iogurte diet, gelatina) e evitar ao máximo carboidratos e gorduras.



Adquira o hábito de se pesar diariamente e controlar seu peso.Assim a lipoaspiração somada a uma dieta adequada e atividades físicas são o melhor caminho para um contorno corporal muito mais satisfatório e um resultado duradouro.

Créditos: Dr. Vladmir E. Bermudez Vargas

Orientação: Mamoplastia de aumento (Silicone)

A mama é uma estrutura de grande importância para a feminilidade e sexualidade da mulher, além de estar intimamente relacionada à maternidade. Por esse motivo as alterações na forma e estrutura mamaria como tamanho insuficiente, flacidez e queda da mama se acompanham de grande incômodo à paciente. Esta em busca de auxílio procura os serviços de um cirurgião plástico.

Para que suas expectativas sejam alcançadas, é preciso que estas sejam condizentes quanto ao resultado possível no seu caso em partícular. A mamoplastia de aumento com a inclusão da prótese de silicone sem duvida nenhuma torna a forma da mama mais atraente e satisfatória para a paciente, porém não deixa de trazer consigo alguns fatores a serem considerados.

A CICATRIZ: A cicatriz deixada pela cirurgia é ao contrário da mamoplastia redutora um ponto de menor importância, já que em casos selecionados esses podem ser realizados com incisão em torno da aréola, ficando bem disfarçada ou mesmo quando necessária à incisão submamária esta é de pequeno tamanho e geralmente tem boa evolução.
Exceção se faz àqueles casos em que existe queda das mamas associada, que para sua correção há a necessidade de retirada de pele deixando uma cicatriz vertical na mama.

ALTERAÇÃO NA SENSIBILIDADE DO MAMILO E ARÉOLA: No pós-operatório algumas pacientes podem apresentar diminuição variável da sensibilidade do complexo aréola-mamilar na maioria das vezes esta alteração tarda de um a seis meses para desaparecer. Em raros casos esta é permanente.

A PRESENÇA DA PRÓTESE: A presença da prótese como já foi indicado cientificamente não provoca câncer ou doenças reumáticas. Seu inconveniente é a formação da capsular em torno dela a possível contratura desta. Levando à distorção da forma das mamas, o que leva a necessidade de troca das próteses abaixo. Com as modernas técnicas cirúrgicas e a melhoria da qualidade das próteses a incidência deste problema diminui de maneira drástica nos últimos anos, chegando a 2% nas pesquisas mais recentes.
Falando de minhas experiências: Rotineiramente coloco a prótese abaixo do músculo peitoral, pois é nesta localização que a incidência de contratura capsular é menor, o exame físico das mamas e a mamografia são menos alterados pela prótese e o resultado é mais natural já que o músculo cobre a prótese no seu pólo superior e o resultado é medial disfarçando as bordas da prótese, porém em seu pólo inferior e lateral estas bordas poderão ser palpáveis ou mesmo visíveis.

O procedimento quando realizado por um profissional habilitado é um procedimento seguro. Porém pode apresentar algumas complicações de ordem local, mais freqüentemente coleção de líquidos sobre a pele, conhecidos como seromas ou hematomas, que deverão ser drenados no pós-operatório.Para reduzir os riscos destas complicações você deverá seguir estritamente minhas orientações.

Preparando para sua cirurgia: Tenha certeza de ter discutido comigo todas as suas dúvidas.Você também deverá ter me informado quanto a medicações em uso, alergias ou quaisquer outras informações sobre sua saúde.
Algumas medicações deverão ser evitadas:
AAS ou Acido Acetil salicílico deve ser evitado por 2 semanas antes e após a cirurgia.
Vitamina E também deverá ser evitada por este mesmo período.
Anti-inflamatórios não devem ser usados 10 dias antes da cirurgia.
Não ingerir bebidas alcoólicas por 5 dias antes e após a cirurgia.


Antes da cirurgia:

1-Caso você fume deverá deixar o cigarro pelo menos dez dias antes e depois da cirurgia, isso dará ao seu organismo uma melhor condição cicatricial.
2-Na véspera da cirurgia, jejum absoluto de líquido e sólido deverá ser realizado com pelo menos oito horas de antecedência.
3-No dia da cirurgia banhe-se, com produtos que você utiliza normalmente, antes de ir pra a clínica.
4-Caso você necessite de um sedativo suave, poderá utilizá-lo na noite anterior à cirurgia, bastando para isso que me solicite o mesmo.
5-Não se esqueça de levar ao local a ser realizada a cirurgia a cinta compressiva pós-operatória ou quaisquer outros itens por mim solicitados.
6-Entre em contato comigo caso tenha qualquer dúvida ou necessidade de qualquer orientação.

A cirurgia:

A mamoplastia de aumento normalmente é realizada sob anestesia peridual. O procedimento dura em torno de 2 horas.
Você será levada ao seu leito já com sutiã pós-operatório e deverá usa-lo 24 horas por dia.

No 1º dia pós-operatório deverá permanecer em repouso em seu leito com a cabeceira elevada.Durante este 1ºdia procure manter-se tranqüila, porém se sentir vontade de ir ao banheiro e sentir-se capaz poderá ir caminhando normalmente, desde que acompanhada pela enfermeira. Quando sentir-se disposta poderá se alimentar.

No dia seguinte após a cirurgia, o dreno das mamas será retirado, o curativo será trocado e você receberá alta hospitalar.


A anestesia:

Alguns dias antes da cirurgia você passará em consulta com meu anestesista, onde o mesmo terá a oportunidade de sanar suas dúvidas a respeito do procedimento anestésico e obter informações mais detalhadas a respeito de seu estado de saúde. Será estabelecido assim um contato mais próximo entre vocês, o que aumentará em muito a segurança e a tranqüilidade de sua anestesia.


Período de convalescença:

Durante o seu repouso em casa, você deverá movimentar-se com cautela, procurando evitar esforços físicos.

Sua higiene será a mesma que você vem levando normalmente, para banhar-se retire o sutiã pós-operatório e procure não molhar o curativo nos três 1º dias, após isto quando este for retirado, as incisões poderão ser lavadas normalmente com água e sabonete.

Os pontos deverão ser retirados entre sete a dez dias após a cirurgia.Porém a cicatriz será coberta com micropore por mais de 60 dias, trocados semanalmente.Durante esse período medidas para melhorar a cicatriz poderão ser utilizados, porém lembre-se, a principio toda cicatriz apresenta-se um pouco vermelha e elevada e a mesma demora de seis meses a um ano para clarear e torna-se discreta, portanto seja paciente.

Após os sete dias iniciais serão você poderá retorna gradualmente ás suas atividades.Seu retorno ao trabalho dará entre 7 a 15 Dias após a cirurgia.Você poderá dirigir após 10 dias de cirurgia.Suas atividades físicas serão liberada após 30 dias da cirurgia.No caso de retirada de pele o repouso será um pouco mais severo.

A partir de sete dias iniciais serão iniciadas massagens nas mamas a ser realizadas por você mesma no sentido de se evitar a contratura capsular.Como esta complicação pode ocorrer em qualquer momento do pós-operatório, esta massagem deverá ser realizada rigorosamente enquanto suas mamas estiverem preenchidas pelas próteses.Nos primeiros três meses ela será realizada quatro vezes por dia, após isto, uma a duas vezes serão suficientes.

Exposição solar direta poderá ser realizada com 40 dias.Um creme hidratante também deverá ser usado sempre que possível a partir do segundo dia pós-operatório.Você poderá dormir de bruços apenas 20 dias depois da cirurgia.Após 10 dias poderá dormir de lado.

Lembre-se o resultado pós-operatório depende em muito dos seus cuidados consigo mesma.Este resultado só será considerado definitivo após pelo menos três meses do procedimento

Não se esqueça as mamas dificilmente são iguais, o que ocorre é que tudo é feito para que ambas sejam o mais semelhante possível entre si, porém perfeita simetria muito dificilmente é atingida após a cirurgia, principalmente naqueles casos onde já existia uma assimetria mamaria ou torácica prévia.

Seja paciente e compreensiva e aguarde o resultado e o amadurecimento da cicatriz que normalmente tarda seis meses para clarear.

Créditos: Dr. Vladmir E. Bermudez Vargas

sexta-feira, maio 05, 2006

Os 10 mandamentos de quem quer seguir uma dieta

1 - Não conte a ninguém ! Simplesmente faça. Alguns " amigos " encontram " consolo " no fracasso alheio e inconscientemente torcem contra. Outros poderão perguntar se já alcançou algum resultado e os detalhes da dieta, tornando-a sem querer uma cobrança pra você. Geralmente familiares mais próximos, com a melhor das boas intenções, fazem muita pressão e criam muitas expectativas, estressando quem quer seguir uma dieta.

2 - Ao recusar uma guloseima, simplesmente diga "não, obrigado". Jamais abra o motivo : "estou de dieta". Em comemorações ou festividades, ao expor este motivo, pessoas ao redor, na melhor das boas intenções, podem aumentar a tentação, insistindo : "ah, só unzinho não faz mal... "ou" só um pedacinho.. ."ou" só hoje, está tão gostoso...". Melhor desculpa: "não gosto muito disso", se insistem : "pra falar a verdade, detesto isso". Ninguém insistirá, nem ficarão com pena de você, nem repararão (e comentarão) a cada semana se você está realmente emagrecendo.

3 - Não se engane. Muitas pessoas vão até consultórios, compram revistas, livros de dietas, etc e tal, só para darem uma satisfação à alguém ou pensarem que estão fazendo alguma coisa. Na verdade fazem a dieta de vez em quando e vivem arranjando desculpas para continuarem comendo tudo o que gostam, na quantidade que gostam. Ou seja, vivem se enganando. Quando você quer mudar algum hábito ou conseguir alguma coisa, você acha solução para todos os obstáculos e não procura desculpas nem fica colocando empecilhos.

4 - Tempo é uma questão de prioridade. Existem pessoas que têm tempo, aposentados por exemplo, e usam a desculpa esfarrapada "não tenho tempo" colocando uma série de deveres corriqueiros, burocráticos e secundários na frente do objetivo principal. É a questão anterior, estão se enganando. Mas existem pessoas que realmente são muito ocupadas e a dieta tem que ser encaixada numa agenda apertada. Sempre uso o exemplo de Abílio Diniz, presidente do grupo Pão de Açúcar. Pode ser difícil, mas não é impossível. Lembre-se: nenhuma vitória cai na cabeça de ninguém. Todas elas exigem um certo sacrifício seu. Resta saber se vale a pena.

5 - Afaste as tentações. Não tenha em casa, não coloque na mesa, nem faça para os outros aquilo que você não pode comer. Assim, fica mais fácil Ter força de vontade.

6 - Não desista nunca. Uma vez por semana, geralmente Domingo, que é um dia atípico, libere a dieta como forma de compensação pelo bom desempenho da semana. Psicologicamente isso é muito bom, pois você sabe que pode comer um pouco do que gosta (neste dia).Não está prisioneiro de um regime. No entanto, ao longo dos 6 dias de dieta pode ser que você tenha uma recaída. Se isso for raro, é normal. Não se martirize, não desista nunca do objetivo. Mesmo que a perda de peso seja lenta não é a perfeição que leva à vitória, e sim a persistência.

7 - Tenha sempre uma atitude positiva. Às vezes, as pessoas acham que estão sofrendo por estarem seguindo uma dieta, e isso não é bom. Na verdade estas pessoas deveriam estar felizes e orgulhosas de si mesmas por conseguirem emagrecer por seu próprio mérito, já que sabemos que isso exige força de vontade, disciplina e coragem.

8 - Não cobiçareis a dieta do próximo. Ela não serve para todo mundo porquê ninguém é igual. Comece com o pé direito: Vá a um nutricionista, veja seu peso, sua altura, informe seu sexo, sua idade, relate seus horários e toda sua alimentação diária e quando você sente mais fome para que seja feito um cardápio que você consiga seguir, e que possa ser modificado e adaptado às suas circunstâncias. Ressalvo que remédio só deve ser tomado por pessoas doentes e receitados por Médicos, em caso de obesidade severa. Não seja hipocondríaco, pessoas com sobrepeso não necessitam de remédios.

9 - Cuidado com charlatães. Desconfie de produtos milagrosos que são amplamente divulgados na TV ou vendidos em catálogos, geralmente usam artistas para promoção e prometem emagrecimento fácil e rápido. Não existe mágica. Você tem que acabar com a causa do problema, pode ser de forma mais lenta, porém duradoura, sem dependência química ou de produtos. Não existe nenhuma fórmula que possa substituir uma boa alimentação. O produto pode até funcionar, e às vezes funciona mesmo, mas tem efeito paliativo. Quando você pára de tomar, volta a ganhar peso de novo. Você não pode ficar eternamente dependente de uma fórmula, remédio ou produto. A melhor maneira de controlar o peso de forma duradoura e definitiva é através de educação nutricional (+ Atividade física quando necessário).

10 - Beba bastante água no intervalo das refeições. Algumas vezes a perda de peso na verdade é perda de água (Hipohidratação), o que não é bom para a saúde, além de confundir com perda de gordura, dando falsos resultados de emagrecimento. É por isso que dizem que "água engorda". Absurdo! A água faz parte da nossa composição corporal e não deve ser evitada, e sim bebida diariamente.

Fabíola Cáus Simões
Nutricionista CRN 961002107
Especialização em Nutrição Clínica
Telefone para consulta: 9996-4402